Avião com 181 pessoas a bordo sofre acidente na Coreia do SulAFP
Este tipo de incidente é mais frequente à medida que o tráfego aéreo aumenta. Só nos Estados Unidos, entre 1990 e 2023, foram relatadas 291,6 mil colisões entre animais selvagens e aeronaves civis, segundo dados da Federal Aviation Administration (FAA).
Esses acidentes causam mais de US$ 1,2 bilhão (R$ 7,4 bilhões na cotação atual) em danos às aeronaves a cada ano, de acordo com a AAWHG.
Na maioria das vezes ocorrem durante a decolagem ou pouso, entre 0 e 15 metros de altura. Durante o voo, as colisões são mais raras, mas não impossíveis.
Um dos casos mais famosos de incidente aéreo com aves remonta a janeiro de 2009, quando o piloto de um Airbus A320 da US Airways com 155 pessoas a bordo conseguiu pousar no rio Hudson, em Nova York, após colidir com um bando de gansos selvagens.
'Gritos de angústia'
Na maioria das vezes, os danos são apenas materiais e se resumem a amassados ou impactos na cabine da aeronave. Mas quando uma ou mais aves "entram em um reator, os danos podem ser mais graves", especialmente se os animais danificarem o compressor, "o que pode causar uma avaria ou fazer o motor parar", explicou o especialista do BEA.
O risco aumenta dependendo do tamanho das aves ou do seu número, especialmente durante o período migratório. Restos de pássaros ou peças danificadas podem causar chamas ou incêndio no reator.
"Mas em geral todo o sistema hidráulico e elétrico do avião não quebra", então o dispositivo pode ser manobrado para retirar o trem de pouso, observou o especialista.
Ele também ressaltou que o segundo reator foi projetado para assumir o controle quando o outro parar de funcionar. Uma colisão nos dois reatores ao mesmo tempo é algo "excessivamente incomum", segundo o especialista.
Para evitar riscos, os fabricantes de aviões realizam testes de resistência nos reatores, contra os quais jogam pintinhos mortos; e os aeroportos transmitem gritos de angústia dos pássaros através de alto-falantes ou disparam para o alto para afugentar as aves.
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