Peixe 'diabo negro' foi registrado nadando em direção à superfícieReprodução / Instagram

Pesquisadores encontraram um peixe "diabo negro" nadando próximo à superfície do mar durante o dia nas Ilhas Canárias, costa da Espanha. O registro, publicado nas redes sociais da ONG Condrik-Tenerife, especializada em monitoramento da vida marinha na região, foi o primeiro da história deste animal vivo e longe das profundezas do oceano.

"Trata-se de um peixe lendário que poucas pessoas tiveram o privilégio de ver com vida. Até o momento, os registros existentes se limitavam a larvas, exemplares adultos mortos ou imagens captadas por submarinos", comemora a organização.
O grupo ainda afirmou que o motivo da aparição do peixe em um nível tão raso é um mistério. "Pode ter sido causado por doença, uma corrente ascendente, fuga de um predador, entre outros fatores", destacou o texto publicado na última quarta-feira (5). O flagra aconteceu no último dia 26 de janeiro.
Segundo a instituição, esta espécie de peixe habita o mar de 200 a 2 mil metros de profundidade, em áreas onde a luz do Sol não chega. Ele usa seu apêndice dorsal coberto de bactérias bioluminescentes como isca para atrair suas presas.