Presidente dos Estados Unidos, Donald TrumpAFP
Tarifas de 25% de Trump sobre aço e alumínio devem entrar em vigor a partir de março
Em comunicado da Casa Branca, medida está prevista para ter início no dia 12
As tarifas anunciadas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre importações de aço e alumínio devem entrar em vigor a partir de 12 de março para todos os países, incluindo o Brasil, detalham ordens executivas divulgadas na noite de segunda-feira, 10, pela Casa Branca.
Sobre o aço, Trump destacou a necessidade de encerrar acordos especiais com diversos países que facilitavam a entrada em território norte-americano de metais importados de lugares com "capacidade excessiva de produção", especialmente da China. Entre eles, o republicano cita o Brasil, a Argentina e o México.
A decisão também revogou a isenção sobre o aço produzido na Ucrânia. "Na minha visão, os acordos com esses países falharam em prover meios de contribuição de longo prazo para a segurança nacional" dos EUA, disse o presidente norte-americano, em nota.
As tarifas sobre o aço incluem a revogação de acordos preexistentes com a Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, países da União Europeia (UE), Japão, México, Coreia do Sul e Reino Unido. Já as tarifas sobre o alumínio revogam acordos anteriores com Argentina, Austrália, Canadá, México, países da UE e Reino Unido.
Assim, as tarifas de 25% serão válidas para todos os países que exportam aço e alumínio para os EUA, com exceção da Rússia, sobre a qual permanecem termos especiais de tarifação devido à guerra contra a Ucrânia.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.