O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, afirmou neste domingo (16) que Israel e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, possuem uma "estratégia comum" para o futuro de Gaza, após se reunir com o chefe da diplomacia norte-americana, Marco Rubio.
"Conversamos sobre a visão ousada de Trump para o futuro de Gaza e trabalharemos para garantir que essa visão se torne realidade", declarou Netanyahu à imprensa após a reunião, acrescentando que ambos os líderes têm uma "estratégia comum" para o futuro do território palestino devastado.
Rubio afirmou que o movimento islamista palestino Hamas, que governa a Faixa de Gaza, "deve ser eliminado".
"O Hamas não pode seguir como força militar ou governamental (...) eles devem ser eliminados", declarou em uma coletiva de imprensa conjunta com Netanyahu em Jerusalém.
A visita de Rubio acontece um dia após a libertação de três reféns israelenses capturados pelo Hamas em 7 de outubro de 2023 em troca de 369 prisioneiros palestinos mantidos em Israel. A troca foi a sexta desde que a trégua entrou em vigor em 19 de janeiro, após mais de 15 meses de guerra.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.