Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der LeyenNicolas Tucat/AFP
EUA continuam sendo aliado, diz presidente da Comissão Europeia
Ursula Von der Leyen também enfatizou que bloco europeu precisa aumentar investimentos em defesa
Os Estados Unidos continuam "obviamente" sendo um aliado da União Europeia, apesar das diferenças com o presidente Donald Trump, disse a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, neste domingo (9).
"Minha posição é muito clara. Os Estados Unidos são obviamente um aliado", disse Von der Leyen em uma entrevista coletiva.
A alta funcionária observou que a relação da UE com os EUA é "completamente diferente" da que o bloco tem com a China.
"Somos aliados dos Estados Unidos e isso significa que cada lado tem que assumir suas responsabilidades", disse Von der Leyen.
Além de continuar vendo os EUA como um aliado, Von der Leyen enfatizou que o bloco europeu precisa aumentar drasticamente seus investimentos em defesa.
Por isso, ela acolheu com satisfação o apoio expresso pelos líderes da UE na cúpula realizada na quinta-feira ao enorme plano de investimento lançado por von der Leyen para financiar o reforço da defesa.
O plano, chamado "Rearmar a Europa", visa mobilizar um enorme volume de recursos que Von der Leyen estimou em cerca de 800 bilhões de euros (4,6 trilhões de reais), mas sem um prazo definido.
O apoio ao plano "é um marco histórico. Pode ser a base para uma União Europeia da Defesa (...). Precisamos de uma ação comum, com compras em comum".
Von der Leyen anunciou que convocaria reuniões sobre segurança e defesa com toda a Comissão, o chamado Colégio de Comissários.
"Nas próximas semanas, convocarei o primeiro 'Colégio de Segurança'", anunciou.
Essas reuniões permitiriam que os comissários europeus "recebessem atualizações regulares sobre desenvolvimentos em segurança, (incluindo) energia, defesa (...) interferência cibernética e interferência estrangeira", afirmou.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.