Prefeito eleito, Taninho está pronto para a posse, e Fabrício segue na presidência da Câmara Municipal de Natividade-RJFoto Vanderson Garcia

Natividade – Depois um período de intensa disputa política e incertezas no município, o cenário atual aponta para uma fase de distensão no processo de transição. Marcos Antônio Toledo, o Taninho (UNIÃO), o candidato mais votado em 2024, teve o direito de assumir o cargo reconhecido por decisão monocrática do ministro Nunes Marques do  TSE-Tribunal Superior Eleitoral , aguardando apenas o trânsito em julgado.

A indefinição sobre a posse, que se arrastava desde outubro passado e que levou o presidente da Câmara, Fabrício Mosquinha ( MDB), a assumir interinamente em 1º de janeiro deste ano, gerou um ambiente de considerável tensão política no município.
No entanto, a recente definição da juíza Leidejane Chieza Gomes, da 43ª Zona Eleitoral, que marcou a diplomação de Taninho e seu vice, Claudão, para o dia 03 de junho, estabeleceu um cronograma para o próximo passo administrativo.

As declarações das partes envolvidas indicam uma disposição para o diálogo. Fabrício Mosquinha afirmou estar "sempre disposto ao melhor para Natividade". Por sua vez, Taninho destacou a ação como "totalmente necessária" e a urgência em "acelerar" os procedimentos, considerando o tempo limitado até a posse. Ambos os posicionamentos apontam para uma abordagem pragmática neste período final da gestão interina. Resta saber até quando.
 
NinoBellieny com info de Vanderson Garcia