MAC: Símbolo da cidade completa 27 anos e tem programação cultural variada no final de semanaReprodução/Internet

Niterói – O Museu de Arte Contemporânea (MAC) de Niterói está comemorando 27 anos. Para celebrar a data o equipamento cultural programou diversas atividades para os próximos sábado (02) e domingo (03), com entrada gratuita. Um dia de arte para toda a família.

No sábado, a partir das 10 horas, a Orquestra da Grota mostra o espetáculo “Brasil e suas cores”, com clássicos da música nacional. Em seguida, os bailarinos Henrique Passos e Renata Vidal oferecerão aula gratuita de dança de salão, às 14 horas, apresentando o ritmo de forma lúdica e descontraída. Às 15 horas a artista Leandra Espírito Santo inaugura a instalação “Disponível”, no pátio do Museu. A obra promove uma reflexão sobre a especulação imobiliária em grandes centros urbanos. Haverá também uma prévia da exposição “Stories Verídicos”, com a instalação “Orgânicos”, de Gabriel Grecco. Encerrando o sábado a Companhia de Ballet da Cidade de Niterói apresenta “Arteiros”, às 17 horas. O espetáculo infanto-juvenil é inspirado em brincadeiras, cantigas de roda e também nas coreografias próprias da linguagem moderna e digital.

Já no domingo o tradicional Baile Charme da Família Black Star acontece das 12 às 18 horas. Os DJs residentes DJ Roberto, Evelyn DJ, Paulão DJ e JP Shine Black DJ prepararam uma seleção musical que abrange as mais variadas vertentes da black music para o público de todas as idades.

O MAC é o atrativo niteroiense que mais recebe turistas e continua levando o nome da cidade mundo afora, já que turistas brasileiros e estrangeiros querem conhecer a bela obra que compõe o Caminho Niemeyer – o segundo maior conjunto de obras projetadas pelo arquiteto. Niterói é privilegiada por ser a segunda cidade do mundo a ter o maior conjunto de obras deste homem mundialmente famoso pelas curvas de seu traçado, o arquiteto Oscar Niemeyer. A primeira cidade é Brasília.

“Tenho muito orgulho de trabalhar no desenvolvimento do Turismo de Niterói, que possui um museu como o MAC atraindo um número enorme de turistas, vindos do mundo inteiro, principalmente para conhecê-lo. Lembro ainda que o museu faz parte do Caminho Niemeyer, o segundo maior conjunto das obras deste renomado arquiteto, Oscar Niemeyer, no mundo inteiro, por isso também a cidade pode e deve se orgulhar. Programar e festejar com o público seus 27 anos de fundação com uma programação intensa e diversa, confere ainda mais à cidade, sua vocação para o turismo e o público merece essa festa”, afirmou o Presidente da Niterói Empresa de Lazer e Turismo (Neltur), André Bento.

MAC É REFERÊNCIA MUNDIAL

Por muitos visualizada com um disco voador, mas, na verdade, uma obra arquitetônica de imensa envergadura assinada por Oscar Niemeyer – livremente inspirada nas representações egípcias da flor de lótus, que pousa sobre a água – o MAC é referência mundial indiscutível.

Maravilha arquitetônica do mundo moderno já visitada até por David Bowie, o museu que é cartão-postal da cidade justamente pela inspiração na flor de lótus, inclui o espelho d’água sob a estrutura. É todo em concreto moldado em curvas arredondadas e sua construção consumiu 3,2 milhões de metros cúbicos de concreto. O projeto do MAC é a evolução de um croqui antigo de Niemeyer, o do Museu de Arte Moderna de Caracas, na Venezuela – cujo design original é de 1954 e nunca saiu do papel. Em 2020, o MAC foi eleito a 10º projeto de arquitetura mais influente dos últimos 50 anos. A escolha foi promovida pelo Instituto de Gerenciamento de Projetos – ou Project Management Institute (PMI) – uma organização global sediada na Pensilvânia, nos Estados Unidos.
SERVIÇO:

Sábado - 02/09

10 horas - Orquestra de Cordas da Grota - “Brasil e suas Cores”
14 horas - Aulão de dança de salão com os professores Henrique Passos e Renata Vidal
15 horas - Vernissage das exposições Stories Verídicos e Disponível
17 horas - Companhia de Ballet da Cidade de Niterói - “Arteiros”.

Domingo - 03/09

12 às 18 horas - Baile Charme da Família Black Star