Semana Internacional da Diplomacia de Cidades: presença de Niterói no evento que debateu políticas públicas locais e agenda internacional Divulgação/Ascom
Semana Internacional da Diplomacia de Cidades tem participação de Niterói
Encontro aconteceu em São Paulo, estabeleceu estratégias de atuação para os próximos anos e reuniu municípios brasileiros com estrutura de relações internacionais
Niterói – Organizada pela Secretaria Municipal de Relações Internacionais da cidade de São Paulo, a segunda Semana Internacional da Diplomacia de Cidades (II SIDC) foi realizada naquela cidade entre os dias 21 e 25 de agosto, e contou com a participação do Escritório de Gestão de Projetos (EGP) representando Niterói. Também estiveram no evento diversos especialistas de instituições de alto nível para apresentação em painéis em áreas como Governo Federal; Sistema ONU; Agências de Cooperação e Financiamento e Redes de Cidades.
O evento teve a reativação do Fórum Nacional de Gestores Municipais de Relações Internacionais (FONARI), organização que reúne gestores técnicos e políticos de cidades brasileiras que possuem estrutura de relações internacionais. Ela fortalece o diálogo entre municípios brasileiros através de troca de experiências e cooperação mútua, e valoriza o papel de governos subnacionais em nível nacional e internacional. O encontro contou com a eleição da nova presidência e coordenações regionais do FONARI.
“Participar da II SDIC e da reativação do FONARI foi uma experiência única para Niterói. Durante as agendas pudemos estabelecer conexões, identificar oportunidades de parceria e de boas práticas que podem ser implementadas em nossa cidade. A diplomacia de cidades é um meio valioso para promoção do desenvolvimento local através da cooperação, seja com outros governos locais ou com instituições internacionais. O FONARI é uma plataforma poderosa para o fortalecimento dessa rede", explicou Katherine Azevedo, secretária do EGP.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.