Plano Municipal de Segurança Viária: prefeitura realizou workshop para definir basesDivulgação/Ascom
Diferente da primeira etapa, que tinha por objetivo a capacitação e nivelamento dos servidores e colaboradores envolvidos no planejamento e construção do Plano, esta segunda etapa definiu os quatro pilares que vão nortear o documento e as ações: mobilidade sustentável e vias seguras; rede de cuidado ao cidadão e atendimento pós-sinistro.
O encontro foi promovido a partir das reuniões do Comitê de Implantação do PMSV, criado em abril, com representantes de diversos órgãos do município que se encontram quinzenalmente para estudar formas de colocar em prática as metas de desenvolvimento sustentável definidas pela ONU/OMS em sua Agenda 2030.
"Estamos trabalhando com diferentes atores da gestão pública para buscar meios de contribuir com a segurança viária da cidade, em favor da população. É importante uma reflexão cotidiana que resulte em políticas públicas transversais de conhecimento e aprimoramento na gestão do trânsito", disse o presidente da Nittrans, Gilson de Souza.
O 2° Workshop foi marcado pela definição dos pilares que foram educação e comunicação; fiscalização e operação de trânsito: mobilidade sustentável e vias seguras; rede de cuidado ao cidadão e atendimento pós-sinistro. Após essa etapa, os participantes do comitê foram agrupados para detalhar objetivos de cada um dos pilares. As oficinas são propostas pelo grupo do Laboratório de Inovação (LabNit) da Escola de Gestão de Governo (EGG).
A consulta, encerrada no dia 10 de outubro, teve 1225 participantes. Dentre eles, moradores dos bairros de Icaraí, Santa Rosa, Fonseca e Centro foram os que mais responderam ao questionário de 12 perguntas. Os dados mostram que mais de 70% concordam com a frase "as mortes e lesões no trânsito são inaceitáveis e evitáveis". Esse mesmo questionário demonstra que mais de 75% dos participantes acham importante a redução de velocidade nas zonas residenciais. A ação mais indicada pela população, entre as sete apontadas no questionário, a fiscalização entra como primeira opção. A pesquisa também mostrou que a bicicleta é o principal meio de transporte para 12% dos participantes. Outro dado importante é o fato de que o transporte coletivo (ônibus) é o principal meio de locomoção em quase 25% das respostas.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.