Câmara Municipal de Niterói: palco da audiência pública que vai debater a comunicação na cidadeReprodução/Internet

Niterói – A Câmara de Vereadores de Niterói realiza uma Audiência Pública, nesta terça-feira (7), às 19h, no plenário, para debater a criação do Conselho Municipal de Comunicação. A audiência é aberta a qualquer interessado em debater a Comunicação na cidade – como jornalistas, estudantes de comunicação, professores de jornalismo, assessores de Imprensa, comunicadores, universidades, movimentos sociais, movimentos de comunicação popular, imprensa sindical, imprensa pública, jornalismo digital, multimídia e outros.

Na II Conferência de Comunicação de Niterói foram aprovadas 41 propostas, entre elas o Conselho de Comunicação, após vários debates com a participação de sociedade civil, Movimentos sociais e representantes do poder público municipal, Executivo e Legislativo.
Partindo do princípio de “pensar os direitos hum que será anos à comunicação tendo como objetivo geral a diminuição das desigualdades sociais, ambientais, espaciais e culturais, aumentando acesso a esses direitos sociais por meio das ferramentas de comunicação” (texto aprovado na plenária final realizada na Câmara de Vereadores de Niterói em 14 de março de 2023), a II Conferência apontou a criação do Conselho Municipal de Comunicação como proposta impulsionadora das políticas para o setor no município, que se ressente de uma comunicação que o referencie no contexto estadual e nacional. Além disso, o referido Conselho será importante para viabilizar outras propostas relevantes, também elaboradas no mesmo evento.

A Audiência Pública será aberta à participação da sociedade, dos Movimentos Sociais e todos segmentos da Comunicação de Niterói para a afirmação da comunicação democrática como direito humano no município. A audiência conta com apoio da Comissão Organizadora da II Conferência de Comunicação e da Comissão de Comunicação, Cultura e Patrimônio da Câmara de Vereadores de Niterói.