Prefeito Axel Grael e secretário executivo Rodrigo Neves: obras de macrodrenagem Lucas Benevides/Ascom
As novas galerias de captação de águas pluviais vão começar na Engenhoca, pela Rua Vereador José Vicente Sobrinho, avançará entre o Colégio Pedro II e o Ciep Professor Anísio Teixeira, paralelas à Rua General Castrioto, para, então, desembocar na Baía de Guanabara, através de uma passagem ao lado do Cemitério do Maruí. De acordo com o prefeito Axel Grael, o trecho também receberá pavimentação e reurbanização das calçadas.
"Originalmente essa região era de manguezal, era uma região pantanosa e hoje é área urbana, mas continua sendo muito baixa. Aqui é uma região muito baixa, por isso que ela inunda com pouco tempo de chuva forte. Identificamos as áreas que alagam, sabemos onde está o problema. A solução será ampliarmos significativamente esses trechos com grandes galerias e criarmos nova rede de micro drenagens nas ruas que levam para essas galerias maiores, porque são essas que vão fazer com que toda a água possa escoar", explica o prefeito.
As vias que receberão as obras, atualmente, possuem um sistema de captação de águas pluviais antigo, com baixa vazão para a densidade atual do bairro. Será ampliada a capacidade da rede com galerias de até seis metros de comprimento por três de altura nos entroncamentos das ruas. A empresa responsável vai realizar nas próximas semanas a implantação do canteiro de obras. Eventuais interdições serão realizadas em pequenos trechos e avisadas com antecedência aos moradores através de ampla divulgação.
"Serão implantadas galerias de até seis metros de largura com três de altura, o que poderia até ser um túnel, porque equivale a duas pistas de carro, paralelas. Mas é uma obra de drenagem para o volume de água que a gente precisa escoar desta localidade. São R$ 76 milhões de reais que a gente está investindo no Barreto e na Engenhoca. Vamos refazer toda a pavimentação e renovar a iluminação, para que essa região tenha a infraestrutura que merece", afirma Axel Grael.
Para o vice-prefeito de Niterói, Paulo Bagueira, a macrodrenagem do Barreto e da Engenhoca vai solucionar um problema antigo do bairro, há muito tempo enfrentado pelos moradores.
"A Zona Norte só começou a ser prioridade após a criação do Plano Niterói que Queremos, desenvolvido ainda durante o governo do ex-prefeito Rodrigo Neves e seguido pelo prefeito Axel Grael. Esse plano foi feito com demandas da população para a prefeitura, não da prefeitura para a população. E o Barreto e a Engenhoca esperavam há muitos anos por isso. É uma região de passagem para muitos outros bairros de Niterói. Então, essa obra beneficia a cidade como um todo", considera Paulo Bagueira.
O ex-prefeito de Niterói e atual secretário Executivo, Rodrigo Neves, diz que a obra de macrodrenagem no Barreto e na Engenhoca faz parte de um longo ciclo de investimentos da prefeitura na região.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.