Niterói: projeto de autoria do deputado Vitor Junior foi aprovado em primeira discussão pela Alerj Divulgação
Canto do Rio pode se tornar patrimônio imaterial do Estado
Projeto de autoria do deputado Vitor Junior foi aprovado em primeira discussão pela Alerj e segue para a segunda votação na Casa
Niterói - O centenário Canto do Rio Foot-Ball Club, com sede em Niterói, pode ser reconhecido como patrimônio cultural imaterial do estado. O projeto, de autoria do deputado estadual Vitor Junior (PDT), foi aprovado em primeira discussão na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), na quarta-feira (15). A proposta seguirá para nova votação em plenário.
“O Canto do Rio formou muitos atletas, é um símbolo da história esportiva e afetiva de Niterói. Este projeto de lei tem como objetivo preservar a trajetória e o legado do clube”, conta Vitor Junior, que lidera a Frente Parlamentar de Defesa dos Clubes Sociais e Esportivos do Estado, iniciativa para valorização dessas associações e suas sedes como protagonistas no fomento ao esporte, à cultura e ao lazer.
Carinhosamente chamado de Cantusca pelos torcedores, o clube que revelou nomes como o tricampeão mundial Gerson, o Canhotinha de Ouro, e Vinicius Jr, jogador do Real Madrid e da seleção brasileira, é também celeiro de craques em modalidades como natação, polo aquático e basquete. Recentemente, voltou a se destacar nos jogos de futebol da categoria de base.
Já são 110 anos de história do Canto do Rio, tendo entre seus principais títulos o Torneio Início do Campeonato Carioca de 1953 e o Torneio Início do Campeonato Fluminense de 1918 e 1926. Foi um dos cinco fundadores da Associação Fluminense de Esportes Atléticos (AFEA), que se tornaria a Federação Fluminense de Desportos, organizadora do futebol do antigo Estado do Rio.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.