Investimento em segurança levou a redução de crimes de rua em Nova Iguaçu no último ano.Divulgação

Nova Iguaçu está próximo da ganhar um Batalhão de Polícia Militar e outras duas unidades da corporação em breve. Nos últimos dias, foram realizados uma reunião na Prefeitura na qual a implantação de um complexo de segurança pública no município foi discutida, assim como uma vistoria no terreno onde ele seria instalado. Além do BPM, também seria construídos um hospital e um Grupamento Aeromóvel (GAM).
No mês passado, o governador Cláudio Castro confirmou a implementação do batalhão em Nova Iguaçu, e foi publicado no Diário Oficial decreto criando um grupo de trabalho para redefinir e aperfeiçoar as áreas de atuação da Polícia Militar, incluindo a criação de novos batalhões.
Nova Iguaçu já teve um batalhão de polícia, o 20º BPM, que com a emancipação de Mesquita, em 1999, acabou ficando sediado no novo município, embora ainda atenda a cidade. Outros localizados na Baixada Fluminense são os de Belford Roxo, Duque de Caxias, Magé, Queimados e São João de Meriti. A nova unidade seria o 1º BPM.
A reunião e a vistoria do terreno contaram com a presença do secretário estadual de Polícia Militar, coronel Luiz Henrique; do secretário de Segurança de Nova Iguaçu, coronel Fernando Bastos; do Diretor de Engenharia e Arquitetura da PM, coronel Veiga; e do deputado estadual Carlinhos BNH, autor da indicação legislativa que solicita a construção do batalhão da PM em Nova Iguaçu.
“Seguiremos trabalhando agora para acelerar a cessão do terreno. Nova Iguaçu finalmente terá um complexo de segurança pública para proporcionar mais tranquilidade às famílias. O HPM Baixada em Nova Iguaçu vai proporcionar atendimento para toda Baixada Fluminense, Zona Oeste e até interior, desafogando os hospitais do Centro e de Niterói”, disse o parlamentar.