Câmara Municipal de Nova Iguaçu aprovou isenção de taxas para templos religiosos na última semanaDivulgação

Nova Iguaçu - A Câmara Municipal de Nova Iguaçu aprovou, nesta semana, três projetos de lei de grande relevância para a cidade, reforçando o compromisso do Legislativo com políticas públicas voltadas ao bem-estar da população, ao incentivo ao esporte e à proteção socioambiental. Todos foram aprovados em 2ª e última votação.
O primeiro projeto aprovado institui o Dia do Corredor de Rua no calendário oficial do município. A iniciativa busca valorizar atletas amadores e profissionais, incentivar a prática esportiva e promover eventos que estimulem hábitos saudáveis entre os iguaçuanos.
“A criação do Dia do Corredor de Rua é um reconhecimento ao esporte como ferramenta de saúde pública, inclusão e qualidade de vida. Nosso objetivo é valorizar quem já pratica e incentivar novos adeptos, fortalecendo uma cultura de bem-estar em Nova Iguaçu”, disse Danielzinho da Padaria, um dos autores do projeto.
Também foi aprovado o projeto que garante atendimento prioritário a pacientes em tratamento oncológico em repartições públicas e estabelecimentos privados. A medida reforça a importância de oferecer mais dignidade, agilidade e cuidado às pessoas que enfrentam doenças graves, assegurando a elas mais conforto e respeito durante seus deslocamentos e procedimentos cotidianos.
“Garantir prioridade aos pacientes oncológicos é uma questão de humanidade. Essas pessoas já enfrentam uma rotina difícil, com consultas, exames e tratamentos exaustivos. A lei vem para assegurar mais dignidade e respeito no dia a dia desses cidadãos”, afirmou autor, vereador Dr. Manoel Barreto.
Por fim, o plenário aprovou a criação do Mês ‘Agosto Verde , dedicado à prevenção e ao combate às enchentes em Nova Iguaçu. A nova lei prevê ações de conscientização, mutirões de limpeza, campanhas educativas e iniciativas integradas entre o poder público e a população para mitigar riscos e promover uma cidade mais segura e resiliente.
Os vereadores Wesley Lopes e Juan Santa Cruz assinaram a Lei. Segundo eles, o ‘Agosto Verde’ estabelece uma agenda permanente de prevenção às enchentes, algo essencial para Nova Iguaçu. “Ao promover campanhas, mutirões e ações educativas, reforçamos a importância da participação do poder público e da população na construção de uma cidade mais segura e preparada”, disse Wesley.