Sérgio RibeiroDivulgação
Sérgio Ribeiro: O futuro do Rio é a inovação
O potencial para conseguirmos fazer essa revolução é grande e não mediremos esforços para tornar o Rio de Janeiro a capital da inovação na América Latina, investindo na educação como mola propulsora
Quando ouvimos falar em inovação, instintivamente associamos o conceito ao desenvolvimento de novos produtos e à tecnologia. Todavia, sua aplicação à vida real vai além e nos faz enxergar um mundo de possibilidades, que passam por melhorias contínuas, impacto social, criatividade e o bom e velho improviso. Não é preciso criar algo totalmente inédito para inovar, mas sim concretizar uma ideia e construir uma solução que atenda a uma demanda existente, seja útil e aplicável ao dia a dia. Isso vale tanto em grandes corporações quanto na nossa casa.
O movimento maker, que prega a cultura do faça você mesmo, cunhou um nome para uma prática que já era muito comum, especialmente no Brasil. A criatividade, o compartilhamento e o ambiente participativo são inerentes à nossa realidade. Muitas vezes, a necessidade é a mãe da inovação e a escassez de recursos se mostra uma oportunidade para o surgimento de ideias inovadoras. Um exemplo é a recente concessão de auxílio-transporte para os alunos do Programa Senac de Gratuidade no Estado do Rio de Janeiro, garantindo o meio para que eles se desloquem até a sala de aula. Uma solução prática que gera grande impacto.
Estamos prestes a receber os maiores nomes do cenário mundial da tecnologia e inovação no Web Summit Rio, maior festival do segmento do mundo, que acontecerá de 1º a 4 de maio, no Riocentro. Parceiros da Prefeitura do Rio nesta empreitada, nós do Senac RJ vislumbramos a oportunidade de colocar a cidade sob os holofotes, tanto pelo impacto turístico e econômico de um evento desse porte traz, quanto pelo legado que ele nos permitirá construir.
Esse impacto poderá ir muito além, conferindo uma oportunidade de atuarmos fortemente pela redução de um abismo social que separa aqueles que têm acesso dos que não tem. Falo de uma democratização tecnológica, que confira acesso a equipamentos, internet e, principalmente, oportunidades.
Sabemos bem o caminho a ser trilhado para atingirmos esse objetivo. Atrair investimentos e empresas para a cidade, possibilitando que mais empregos sejam criados; apoiar startups e incubadoras para o desenvolvimento de seus projetos; e, como passo primordial, educação e capacitação. Em conjunto com entidades públicas e privadas, o Senac RJ atua para impulsionar a inclusão social e profissional, através de soluções e parcerias educacionais que devem estar ao alcance de todos.
O poder transformador da Educação ainda é experimentado por poucos e queremos garantir que essa desigualdade social seja gradativamente reduzida até se tornar apenas uma triste lembrança. A intenção é estimularmos o potencial criativo dos jovens mais vulneráveis, fomentar o letramento digital e todo conteúdo básico para que eles se integrem ao ambiente tecnológico e compitam de igual para igual na corrida tecnológica.
O potencial para conseguirmos fazer essa revolução é grande e não mediremos esforços para tornar o Rio de Janeiro a capital da inovação na América Latina, investindo na educação como mola propulsora.
Sérgio Ribeiro é diretor regional do Senac RJ
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.