Flávio Lopes, presidente da ComlurbDivulgação

O Novo Marco Legal do Saneamento, que promete para até 2033 a universalização dos serviços de fornecimento de água tratada e coleta de esgoto em todo o país, terá grande impacto nas comunidades cariocas. Enquanto essas localidades, com suas peculiaridades, não garantem pleno abastecimento de água e tratamento de esgoto, órgãos da prefeitura têm feito ações e intervenções para melhorar a qualidade de vida nas comunidades. Seguindo orientação do prefeito Eduardo Paes, a Comlurb tem intensificado e solidificado sua atuação nas comunidades cariocas, com planejamentos inovadores de limpeza e coleta.
A grande sacada da nossa equipe foi a adoção dos tratores de coleta exclusivos para uso nas comunidades. Os 42 tratores 4x4 têm dois eixos articulados, independentes, o que permite mais mobilidade e capilaridade no interior das comunidades, em vias de difícil acesso, com curvas muito fechadas e áreas mais íngremes. Eles foram pensados para atender às complexidades dessas localidades e garantir mais agilidade ao serviço por conseguir circular com mais desenvoltura por becos e vielas, garantindo mais eficiência no recolhimento dos resíduos.
Mesmo com a implantação dos tratores, a complexidade topográfica das comunidades ainda causa algumas dificuldades ao trabalho de coleta. Pensando nisso, preparamos um planejamento voltado à instalação de ecopontos em larga escala, principalmente na entrada ou no interior de comunidades. Inauguramos 22 no ano passado e quatro este ano. Até o fim do ano, serão mais 21 pelo menos. Os ecopontos contam com caixas de grande capacidade para receber sacos de lixo domiciliar e entulho de pequenas obras. Posicionadas em pontos estratégicos das comunidades, garantem uma melhor ordenação dos resíduos.
A Comlurb tem expertise em diversos serviços diferenciados, como a complexa limpeza de encostas nas comunidades feita pelos chamados garis alpinistas. O grupo saltou recentemente de seis para 25 profissionais, que trabalham com apoio de cordas, utilizando a técnica de rapel. De olho no futuro, a Comlurb se prepara para um salto ainda maior de qualidade na limpeza urbana, com a introdução da nova logística de coleta. Já em operação nas comunidades do Alemão e do Vidigal, conta com caixas metálicas de 1.200 litros, colocadas em pontos estratégicos do interior das comunidades, e com caminhões compactadores especialmente adaptados pela Companhia para atuar em ruas mais estreitas, permitindo acesso aos locais onde estão as caixas de grande capacidade.
Por fim, a Comlurb está dando início este ano a um projeto-piloto de grande visibilidade nas comunidades da Rocinha e da Providência, na Região Portuária, que cria um conjunto de procedimentos para atender de forma integral e abrangente a demanda dos principais serviços de limpeza urbana, com mais tratores de coleta e melhoria nos serviços de varrição, capina, roçada e limpeza de valas e encostas. É a Comlurb antenada com novas tecnologias e em busca de garantir cada dia mais qualidade de vida aos moradores das comunidades cariocas.
Flávio Lopes
Presidente da Comlurb