Eduardo Sucupira é cirurgião plásticoAna Wander Bastos / divulgação
Antes de promover qualquer procedimento estético, os influenciadores devem garantir que as informações que estão compartilhando se baseiam em evidências científicas sólidas. Isso ajuda a evitar a disseminação de informações incorretas ou enganosas que possam prejudicar a saúde dos seguidores.
Ao promover padrões de beleza, os influenciadores devem estar cientes do impacto que isso pode ter na saúde mental de seus seguidores. Incentivar a autoaceitação e ressaltar a importância da saúde física e emocional é fundamental.
Cabe ressaltar a importância de ficar claro quando os influenciadores digitais estão divulgando produtos ou serviços dentro de uma relação comercial que tenham com clínicas ou profissionais de saúde. É fundamental que os seguidores saibam quando uma recomendação está ligada a interesses financeiros, garantindo que as decisões sejam tomadas com base em informações honestas, não influenciadas por interesses comerciais. Precisamos de olhos "legais" atentos para essa questão que cresce dia a dia nas redes sociais.
Procedimentos estéticos podem ter diferentes resultados em pessoas diferentes. E nem todos os procedimentos são adequados para todos. Em suma, a divulgação de procedimentos estéticos por influenciadores digitais é uma prática que exige grande responsabilidade.
Informar e educar os seguidores de maneira honesta e ética deve ser a prioridade. Seguir esses cuidados ajuda a proteger a saúde e o bem-estar dos indivíduos que confiam nas recomendações dos influenciadores, ao mesmo tempo em que contribui para a construção de uma cultura on-line mais saudável e esclarecida. É o mundo virtual e real caminhando juntos.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.