Matéria Salva!

Agora você pode ler esta notícia off-line

Matéria removida da seção links salvos

Mauro Farias: Transformando Vidas

Rio de Janeiro vem conquistando um avanço notável em termos de transformação digital

Mauro Farias: Transformando Vidas

Mauro Farias: Transformando Vidas

Rio de Janeiro vem conquistando um avanço notável em termos de transformação digital

Mauro Farias, Secretário de Estado de Transformação Digital DIVULGAÇÃO

Em termos de transformação digital, o Brasil e, particularmente, o estado do Rio de Janeiro
vêm conquistando avanços notáveis aos olhos do mundo. O ranking da Organização das
Nações Unidas (ONU) coloca o país na décima segunda posição que avalia os países com
mais serviços públicos online no planeta. Já o estado do Rio, por sua vez, aparece em 3°
lugar geral no ranking, divulgado pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais e
Públicas de Tecnologia da Informação e Comunicação (ABEP-TIC), que mensura a oferta
de serviços digitais no país.

Hoje o Rio de Janeiro tem o maior projeto de transformação digital do Brasil e com o foco
voltado ao cidadão fluminense. Esse olhar humano e para toda a população foi destaque
durante a e-Gov Conference, realizada na Estônia, em maio deste ano. O estado foi o
primeiro representante da América do Sul a realizar uma palestra no maior evento de
governo digital do mundo. O modelo estoniano foi uma das inspirações para o
desenvolvimento do RJ Digital, programa de digitalização estadual desenvolvido pela
Secretaria de Transformação Digital e pelo PRODERJ e que hoje disponibiliza mais de 2400
serviços de forma rápida e objetiva, por meio do portal www.rj.gov.br.

Estamos sempre atentos às novas tendências e novidades que podem facilitar a vida da
população com o uso da tecnologia. Além de utilizarmos a linguagem simples no portal,
contamos com um intérprete virtual para a Língua Brasileira de Sinais (Libras). O recurso
permite a tradução de todo o conteúdo, sejam textos, áudios ou vídeos. A população
também pode avaliar cada serviço disponível. Hoje temos um painel que monitora essas
interações e o aperfeiçoamento é diário. Já são mais de 14 milhões de acessos aos
serviços do portal e o boletim online da rede estadual de ensino é o mais acessado desde o
lançamento do canal, em 2022.

Outra ação fundamental que lançamos foi o programa RJ Digital Municípios. Uma
integração realmente efetiva e inédita entre os poderes municipal, estadual e federal. A lição
é simples: “Sem integração, não há digitalização. E sem digitalização perpetua-se a
burocracia”. Hoje estamos avançando na modernização da gestão das prefeituras e mais de
50% dos municípios já aderiram ao programa. E, quem mais se beneficia de tudo isso, é o
cidadão. Afinal, de nada vale a melhor tecnologia se o governo não se colocar no lugar da
população e do que ela espera. É preciso ter empatia e, com esse sentimento, vamos em
busca do objetivo de um Rio de Janeiro 100% digital.

Como entusiasta da transformação digital, também percebi que o conceito “figital” é um
grande diferencial na oferta dos serviços públicos, tanto para o cidadão que hoje já pode
realizar diversas ações de forma digital, quanto aqueles que preferem o atendimento
presencial nas unidades físicas. O estado será pioneiro nesse tema, ou seja, um Rio de
Janeiro que olha para todos. Essa mudança para o digital é um processo sem volta e, em
breve, teremos novas gerações de cidadãos em cujas vidas a digitalização será rotina.
Pessoas que irão se desacostumar com a burocracia e, portanto, terão mais tempo para o
lazer, para a família e para usufruir de uma melhor qualidade de vida. Esta, por sinal, deve
ser a meta da governança digital: a qualidade de vida. Seja na Estônia, no estado do Rio ou
no Brasil, a transformação digital transforma vidas.
Você pode gostar

Mauro Farias, Secretário de Estado de Transformação Digital DIVULGAÇÃO

Em termos de transformação digital, o Brasil e, particularmente, o estado do Rio de Janeiro
vêm conquistando avanços notáveis aos olhos do mundo. O ranking da Organização das
Nações Unidas (ONU) coloca o país na décima segunda posição que avalia os países com
mais serviços públicos online no planeta. Já o estado do Rio, por sua vez, aparece em 3°
lugar geral no ranking, divulgado pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais e
Públicas de Tecnologia da Informação e Comunicação (ABEP-TIC), que mensura a oferta
de serviços digitais no país.

Hoje o Rio de Janeiro tem o maior projeto de transformação digital do Brasil e com o foco
voltado ao cidadão fluminense. Esse olhar humano e para toda a população foi destaque
durante a e-Gov Conference, realizada na Estônia, em maio deste ano. O estado foi o
primeiro representante da América do Sul a realizar uma palestra no maior evento de
governo digital do mundo. O modelo estoniano foi uma das inspirações para o
desenvolvimento do RJ Digital, programa de digitalização estadual desenvolvido pela
Secretaria de Transformação Digital e pelo PRODERJ e que hoje disponibiliza mais de 2400
serviços de forma rápida e objetiva, por meio do portal www.rj.gov.br.

Estamos sempre atentos às novas tendências e novidades que podem facilitar a vida da
população com o uso da tecnologia. Além de utilizarmos a linguagem simples no portal,
contamos com um intérprete virtual para a Língua Brasileira de Sinais (Libras). O recurso
permite a tradução de todo o conteúdo, sejam textos, áudios ou vídeos. A população
também pode avaliar cada serviço disponível. Hoje temos um painel que monitora essas
interações e o aperfeiçoamento é diário. Já são mais de 14 milhões de acessos aos
serviços do portal e o boletim online da rede estadual de ensino é o mais acessado desde o
lançamento do canal, em 2022.

Outra ação fundamental que lançamos foi o programa RJ Digital Municípios. Uma
integração realmente efetiva e inédita entre os poderes municipal, estadual e federal. A lição
é simples: “Sem integração, não há digitalização. E sem digitalização perpetua-se a
burocracia”. Hoje estamos avançando na modernização da gestão das prefeituras e mais de
50% dos municípios já aderiram ao programa. E, quem mais se beneficia de tudo isso, é o
cidadão. Afinal, de nada vale a melhor tecnologia se o governo não se colocar no lugar da
população e do que ela espera. É preciso ter empatia e, com esse sentimento, vamos em
busca do objetivo de um Rio de Janeiro 100% digital.

Como entusiasta da transformação digital, também percebi que o conceito “figital” é um
grande diferencial na oferta dos serviços públicos, tanto para o cidadão que hoje já pode
realizar diversas ações de forma digital, quanto aqueles que preferem o atendimento
presencial nas unidades físicas. O estado será pioneiro nesse tema, ou seja, um Rio de
Janeiro que olha para todos. Essa mudança para o digital é um processo sem volta e, em
breve, teremos novas gerações de cidadãos em cujas vidas a digitalização será rotina.
Pessoas que irão se desacostumar com a burocracia e, portanto, terão mais tempo para o
lazer, para a família e para usufruir de uma melhor qualidade de vida. Esta, por sinal, deve
ser a meta da governança digital: a qualidade de vida. Seja na Estônia, no estado do Rio ou
no Brasil, a transformação digital transforma vidas.
Você pode gostar
Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.

Pagamento

Recupere sua senha

sucesso na assinatura

Parabéns!

Você finalizou o seu cadastro.

Fique de olho! Um e-mail de confirmação será enviado para sua caixa de mensagens.

[an error occurred while processing the directive] se-login" onclick="closeModalErroMateria();">

Comunicar erro

Em casos de erros de português ou de informações sobre este conteúdo, por favor, nos informe:

[an error occurred while processing the directive]