Manoela PeresDivulgação

Oi, gente! Semana passada estive em Florianópolis para o COMPOL, o maior evento de comunicação política do Brasil, e tive a alegria de contar um pouco da minha relação com as redes sociais, onde costumo ser bem ativa. Essa minha proximidade com o ambiente digital veio da necessidade de fazer uma gestão mais colaborativa, mais autêntica e, acima de tudo, mais próxima das pessoas. Sei que não conseguimos estar em todos os lugares ao mesmo tempo, mas as redes sociais são uma ponte incrível para isso.
Quando fui prefeita de Saquarema, logo percebi que estar perto das pessoas todos os dias seria um desafio que precisávamos vencer. Não podemos fazer política e nem administração pública presos em gabinetes, mas sim perto das pessoas, ouvindo seus problemas e apresentando soluções com transparência e escuta ativa. As redes sociais se tornaram um espaço para construir participação cidadã e garantir o caráter colaborativo da gestão, um elo baseado na confiança mútua.
É impossível pensar em governar uma cidade no século XXI sem estabelecer essa relação de diálogo direta com as pessoas e com a sua própria equipe. Ficar próxima e disponivel é necessário para modernizar processos e resolver rapidamente os problemas que surgem. Essa postura fortalece a confiança entre gestor e cidadão, gerando resultados mais eficazes e humanos.
Uma das ferramentas que mais usei para ouvir ativamente a população foi o Instagram. Ainda faço questão de ler todas as mensagens ou comentários e, quando possível, responder. Inclusive acredito que isso foi fundamental para o sucesso da nossa gestão. Logo me dei conta que era uma forma de conhecer a realidade de todos na palma da mão, e um lugar de transparência para meu mandato.
Essa conexão me permitiu ter uma visão mais autêntica do dia a dia da cidade, o que é essencial para um trabalho que gere um legado positivo para as pessoas. Vale mencionar também o canal do Oi Gente, onde informava por ali sempre que tinha alguma novidade na gestão. Outra ferramenta que usei muito foi o WhatsApp para a população falar direto comigo. Por lá, conseguia receber demandas do dia a dia diretamente das pessoas que eu imediatamente encaminhava para o responsável tomar uma atitude. Um exemplo simples de como a confiança nas ferramentas digitais pode acelerar soluções reais.
Mas a conexão entre a prefeitura e as pessoas não se dava somente pela minha pessoa física. Consegue imaginar que, antigamente, a gente usava enquetes dos stories para ouvir a população? Então, um dos legados que me orgulho de ter deixado para a cidade foi a institucionalização do relacionamento entre poder público e cidadão através do Colab. O aplicativo gratuito tem sido uma ferramenta essencial para os cidadãos acessarem diversos serviços e oportunidades oferecidas pela gestão municipal. Através dele, é possível acessar todos os assuntos do poder municipal, desde inscrições a agendamentos, e participar ativamente das decisões da cidade.
Em seu primeiro ano o Colab foi baixado por 6.902 pessoas, que fizeram 1.392 demandas de serviços de zeladoria, com 68,7% já atendidas. Além disso, 90 serviços foram desenvolvidos, incluindo 33 processos de inscrições para cursos utilizados por 3.270 cidadãos, e uma série de agendamentos que facilitaram o trabalho de 10 secretarias municipais. Foram realizadas também oito consultas públicas, que obtiveram mais de 500 respostas. O Colab proporcionou aos saquaremenses acessos direto à prefeitura na palma da mão, agilizando a resolução de problemas e o acesso a benefícios, sem a necessidade de deslocamentos, esperas ou filas.
Uma cidade que é referência nesse tipo de serviço é Recife. O “Conecta Recife” oferece acesso a mais de 120 serviços e informações da administração municipal de forma simples e rápida. Com uma variedade de serviços, o aplicativo também possibilita solicitar atendimentos públicos municipais, como geração de documentos, execução de serviços públicos, acompanhar o andamento das solicitações e receber notificações. Microempreendedores individuais podem, por exemplo, consultar extratos de débitos e gerar boletos de pagamento.
Saindo um pouco do mundo digital, também não podemos deixar de falar aqui de ótimos projetos de escuta cidadã que funcionam de um jeito que eu gosto muito, o olho no olho. Em Teresina o “Escuta como Ato de Participação Política” tem como finalidade ouvir das crianças como elas gostariam que fosse suas ruas, escolas e comunidades, ajudando-as a desenvolver um pensamento crítico. Em Nova Trento, o “Equipes de Escuta” tem como objetivo desenvolver o protagonismo infanto-juvenil, contribuindo com um clima escolar positivo e fortalecendo a confiança desde cedo entre cidadão e poder público.
Acredito muito que essa aproximação entre poder público e população é um caminho sem volta - e um caminho certo. A experiência de Saquarema mostrou que, quando a gente escuta de verdade, age com autenticidade, responde com agilidade e atua com transparência, a cidade avança. Que cada vez mais gestores entendam que governar bem também é estar disponível, acessível e digno da confiança da população. No fim das contas, é isso que faz a diferença na vida das pessoas.
Você tem algum projeto que te enche de orgulho na sua cidade? Se sim, entre em contato pelas minhas redes sociais que você encontra no meu blog (https://manoelaperes.com.br). Vou adorar conhecer de perto como a sua cidade está colaborando com a construção de um futuro melhor. Beijo e até a próxima coluna!
Manoela Peres é secretária de Governança e Sustentabilidade de Saquarema, ex-prefeita de Saquarema e Mestre em Administração Pública