Saquarema recebe aprovação do TCE nas contas de 2023 no governo Manoela PeresDivulgação

Oi, gente!
Quem não guarda na memória o carinho de um avô ou a sabedoria de uma avó? As histórias que eles contam são o fio que conecta nosso passado ao futuro. Mas e quando essas vozes se calam, não por falta de ter o que dizer, mas por não terem com quem compartilhar? Essa foi uma das realidades mais tocantes que encontrei quando assumi a prefeitura: a solidão silenciosa que atingia tantos dos nossos idosos, homens e mulheres que construíram Saquarema e que, na fase da vida em que mais mereciam tranquilidade, sentiam-se invisíveis.
Como prefeita, comecei a receber visitas constantes de idosos. A surpresa foi que a maioria não tinha uma reclamação formal, eles vinham para conversar e interagir. Entendi que o desafio era muito maior do que questões de infraestrutura ou saúde; era uma questão de alma, de pertencimento. Precisávamos criar, com urgência, políticas públicas que oferecessem mais do que serviços, que oferecessem acolhimento.
Diante disso, nossa gestão em Saquarema agiu. Criamos o Centro Dia do Idoso. Carinhosamente chamada de a "Creche do Vovô", o projeto nasceu para ser um ponto de encontro e alegria. Ele logo se tornou um exemplo de escuta social, acolhimento e cuidado com a população idosa da nossa cidade e colocou Saquarema como um exemplo de referência em políticas para a terceira idade. Investimos mais de R$ 1,5 milhão por ano nessa iniciativa e vemos o resultado desse recurso de maneira imediata.
A primeira unidade do projeto foi pensada para os idosos ativos, com horta, jogos e atividades físicas. Um lugar para reencontrar amigos e fazer novas amizades. O sucesso foi tão grande que logo percebemos outra demanda: a dos filhos e netos que precisavam trabalhar, mas se preocupavam em deixar seus pais e avós sozinhos. Evoluímos o projeto para que ele se tornasse também um porto seguro.
As duas outras unidades foram equipadas com uma equipe multidisciplinar completa, com enfermeiros, fisioterapeutas e psicólogos, garantindo o bem-estar cidadão em todas as suas necessidades. O impacto social foi duplo: devolvemos a alegria aos idosos e a tranquilidade aos seus cuidadores. E fomos além. Proporcionamos momentos mágicos, como passeios ao Cristo Redentor e ao AquaRio, realizando sonhos de uma vida inteira para muitos que relataram, com lágrimas nos olhos, viver o dia mais feliz de suas vidas.
É gratificante ver que essa semente de cuidado germina em outros lugares. Em Rio das Ostras, por exemplo, encontrei uma iniciativa que me tocou de forma especial. Como dentista de formação, sei o quanto um sorriso saudável impacta diretamente a autoestima e a saúde pública. O projeto "Sorrir na Melhor Idade" faz exatamente isso: foca no tratamento odontológico para devolver a confiança, a dignidade e a alegria aos idosos. É um exemplo maravilhoso de como uma ação de saúde direcionada pode ter um efeito transformador na vida de uma pessoa.
Outro belo exemplo vem de Boa Nova, na Bahia, com o projeto "Resgatando Memórias na Terceira Idade". Lá, a ferramenta de cuidado é a cultura. Eles fortalecem os idosos através de suas próprias histórias, resgatando músicas, poesias e memórias afetivas. Essa iniciativa mostra o poder de valorizar a bagagem de vida de cada um, provando que o carinho e o respeito às raízes são fundamentais para um envelhecimento ativo e feliz. São exemplos que, como no caso de mulheres na gestão pública, me enchem de esperança.
Essas iniciativas provam que é possível construir uma gestão pública mais sensível e eficiente. Olhar para a terceira idade não é olhar para o passado, mas sim investir em um presente com mais dignidade e em um futuro com mais gratidão. É a prova de que o cuidado é a mais poderosa ferramenta de transformação social. A "Creche do Vovô" se transformou no nosso xodó e chamou a atenção de muita gente, tanto que será um dos exemplos apresentados no Rio Innovation Week 2025, o maior evento de inovação da América Latina.
E na sua cidade, existe algum projeto especial que valoriza a terceira idade? Quero muito saber! Compartilhe comigo pelas minhas redes sociais, que você encontra no meu site (https://manoelaperes.com.br). Vou adorar conhecer outras histórias de sucesso.
Beijo e até a próxima coluna!
Manoela Peres é secretária de Governança e Sustentabilidade de Saquarema, ex-prefeita de Saquarema e Mestre em Administração Pública

E-mail: coluna.manoelaperes@gmail.com