André BragaDivulgação
André Braga - 50 anos de história da EMOP-RJ: engenharia pública a serviço da população
Poucas pessoas conhecem a EMOP-RJ apenas pelo nome. Mas seus resultados estão por toda parte: na escola reformada do bairro, na praça esportiva revitalizada, no prédio histórico que voltou a funcionar com segurança... Há 50 anos, a Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro transforma cimento e concreto em espaços de cidadania e dignidade.
Ao longo de meio século, a atuação da EMOP deixou marcas reais na vida das pessoas. E nos últimos quatro anos, essa presença se intensificou: em 2021, apenas dois municípios fluminenses contavam com obras da empresa. Hoje, mais de 80% das cidades do estado têm projetos conduzidos ou apoiados pela EMOP: uma expansão que demonstra como a engenharia pública pode ser estratégica e essencial, especialmente para quem mais precisa.
Uma obra, quando bem planejada e executada, se torna sinônimo de transformação. É uma escola mais segura para alunos e professores. É uma delegacia mais acolhedora e funcional. É um teatro reaberto que movimenta a cultura local. É infraestrutura convertida em inclusão e respeito.
A lista de intervenções recentes é diversa e emblemática: do elevador panorâmico, de acessibilidade pela população ao Pavão-Pavãozinho e Cantagalo, à restauração da histórica Fazenda Colubandê, em São Gonçalo. Da revitalização do Complexo Esportivo Caio Martins à modernização das unidades do Degase. De defensorias públicas a centros de acolhimento social. Em cada projeto, a EMOP reafirma seu compromisso com a valorização dos espaços públicos como vetor da justiça social.
Por trás dessas realizações, está uma equipe formada por engenheiros, arquitetos, operários e servidores públicos, que conhecem o território e entendem o impacto do seu trabalho. São esses profissionais que dão vida a obras grandes e pequenas — muitas vezes invisíveis à mídia, mas indispensáveis no cotidiano da população.
Além da execução direta de obras, a EMOP mantém ainda um Catálogo de Custos que se tornou referência técnica no setor público, servindo de base para licitações em todo o estado. Um instrumento que contribui para a correta aplicação dos recursos públicos, com transparência, precisão e responsabilidade.
Mais do que celebrar o passado, os 50 anos da EMOP são um chamado para o futuro. Uma engenharia pública de qualidade é, sim, uma poderosa ferramenta de inclusão.
André Braga é presidente da Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro - EMOP-RJ

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.