Raquel CouttoDivulgação

Em 2019, um ano antes de a pandemia mudar drasticamente a rotina do planeta, a Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou um dado alarmante: cerca de 1 bilhão de pessoas no mundo sofriam de algum transtorno mental, sendo a ansiedade responsável por 31% dos casos. Isso antes de um dos maiores eventos estressores globais da história recente. Agora, em 2025, ainda que a pandemia tenha ficado para trás, as causas que levaram tantas pessoas a um colapso mental permanecem praticamente as mesmas.

Entre os fatores que mais contribuem para o avanço da ansiedade, destacam-se a rotina acelerada das grandes cidades . O perigo está no círculo vicioso criado por essa pressa: pessoas ansiosas querem conquistar objetivos de forma quase instantânea, e, quando não conseguem, são dominadas por hormônios do estresse. Isso retroalimenta a ansiedade e mantém o ciclo ativo.

Para romper esse padrão, a proposta é uma estratégia simples e poderosa: o Efeito 1%. O método consiste em realizar pequenas ações diárias, de maneira intencional e consistente, para alcançar grandes objetivos sem a sobrecarga mental que o imediatismo impõe. O conteúdo faz parte do livro: Efeito 1%: Como pequenas ações executadas geram grandes transformações na vida, publicado recentemente pela Editora Gente.

Como as pequenas mudanças são mais fáceis de gerenciar, você consegue executá-las. Quando traz compromisso diário, postura de enfrentamento e disciplina para fazer com consistência, cria um efeito composto, pelo acúmulo das repetições, que pode levar a conquistas maiores do que imaginou lá atrás.

A lógica é simples: ao acumular progresso de forma contínua, a pessoa reduz o estresse com relação à meta final, que passa a parecer mais realista e atingível. Quando a tarefa é vista como um todo imenso, a tendência é paralisar pela ansiedade. Mas, ao dividi-la em etapas menores e alcançáveis, muitas vezes a entrega acontece até antes do esperado, com mais qualidade e menos desgaste.Você sobe um degrau de cada vez, com segurança, até chegar ao topo.

Além de um método de produtividade, o Efeito 1% é um convite à ação. Nenhum projeto — pessoal ou profissional — avança sem que se dê o primeiro passo. A mudança começa na mente, que é o verdadeiro motor da ação.Todos nós temos crenças e padrões de pensamento que podem nos limitar, contaminando o que sentimos e afetando nossa capacidade de agir. Quando percebemos isso, entendemos que nossas conquistas dependem mais das nossas ações e omissões do que das circunstâncias”, destaca.

A chave está em assumir responsabilidade pelos resultados, ajustar a mentalidade e caminhar, com constância, na direção desejada. Afinal, obstáculos externos sempre existirão, mas o progresso começa dentro de cada um de nós.
Raquel Coutto é reconhecida por transformar estagnação em progresso contínuo por meio e autora do livro Efeito 1%. Ajuda líderes, empreendedores e organizações a construírem hábitos estratégicos que geram grandes transformações