Quando recebi a missão de presidir o RioSolidario, a obra social do Governo do Estado do Rio de Janeiro, eu e a Presidente de Honra, Analine Castro, tínhamos um propósito muito claro: ampliar o suporte às pessoas em situação de vulnerabilidade.
Suporte não é apenas sobre prover, mas, sobretudo, capacitar e acolher. Temos a questão de quem vive a insegurança alimentar e precisa de auxílio imediato e, para isso, fortalecemos a rede de apoio e engajamos nossos parceiros.
Esse é um trabalho vivo que, este ano, celebra 30 anos de história. Nosso time, com o apoio do Governo do Estado, está sempre mobilizando ações e campanhas para gerar doações e dar suporte a essa gama de pessoas vulneráveis, que precisa sobreviver.
Ampliamos nossa rede de organizações cadastradas e, consequentemente, o número de pessoas que precisam de auxílio, mas temos muito orgulho de conseguir fazer entregas significativas. Só neste ano, foram mais de 36 toneladas de alimentos entregues.
Hoje administramos três creches públicas: Batam, Cidade de Deus e Vila do João. Só nesses Espaços de Educação Infantil são cerca de 34.500 vidas beneficiadas, entre crianças e seus familiares, que têm a tranquilidade de saber que seus filhos são acolhidos com amor e cuidado, além de educação e alimentação de qualidade.
Outro braço da nossa atuação é capacitar, abrir portas e dar oportunidade. O programa Empreendedoras do Amanhã formou 768 mulheres, entregando autonomia e autoestima para quem não tinha essa perspectiva. O Horizonte de Oportunidades, lançado este ano, já formou mais de 200 alunos em cursos práticos de capacitação e empreendedorismo.
E não para por aí. Estamos falando de novos horizontes, principalmente, para mulheres e crianças. O Lar da Mulher já recebeu cerca de 1.500 mulheres que recebem cuidados, dignidade e uma nova vida. Lá são acolhidas mulheres que passam por situações de violência doméstica, com risco iminente de morte, com seus filhos.
Só nos projetos de educação – Profisan e Dupla Escola - já formamos mais de 500 jovens. No Futuro Agora, abrimos portas por meio do programa Jovem Aprendiz para cerca de 4 mil jovens, que receberam orientações e mentorias.
Ainda no eixo de capacitação, as organizações sociais seguem se fortalecendo. Estamos na segunda edição do Mais Negócios Sociais, programa de capacitação e assessoramento, que já preparou mais de 300 organizações e agora conta com mais de 200 participantes. Esse trabalho contribui para que estejam aptas a captar seus próprios recursos.
Outra ação que merece destaque foi a mobilização que realizamos em prol do Rio Grande do Sul, em 2024, quando nos tornamos o maior polo de arrecadação do Rio de Janeiro, somando mais de 150 toneladas de alimentos, para as vítimas das chuvas.
E já estamos planejando os próximos passos. Para este Natal, estamos organizando, com o suporte da nossa presidente de honra e primeira-dama do Estado, uma linda ação, que vai mostrar a força da solidariedade. E, para 2026, sólidas parcerias com embaixadas estão sendo construídas para beneficiar ainda mais a educação infantil.
Vamos encerrar o ano de celebração dos 30 anos com muitos motivos para comemorar!
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.