Petrópolis - A busca por mais sustentabilidade no dia a dia foi o tema central do primeiro dia do Petrópolis Bike Fest. A ação é uma realização da Associação dos Ciclistas de Petrópolis (Acipe) em parceria com a prefeitura, por meio da secretaria de Esportes. A abertura das atividades aconteceu nesta sexta-feira (22), na sede da Secretaria de Esportes e reuniu especialistas em cicloativismo.
“Sabemos que o carro é uma necessidade, porém, é preciso oferecer outras possibilidades que também facilitem o dia a dia e contribuam com mais qualidade de vida. Por isso, novas alternativas precisam ser debatidas, para que tenhamos mudanças estabelecidas a médio e longo prazo”, explicou o secretário de Esportes, Rafael Simão, presente na abertura.
Entre os palestrantes estavam Isabella Guedes, pesquisadora e ex-presidente da Acipe; Efraim Filho, cicloativista e adepto do movimento Massa Crítica (Bicicletada, no Brasil), que pensa a mobilidade urbana de forma inovadora no mundo e André Paiva, arquiteto e urbanista, e pesquisador em mobilidade urbana pela Uerj. “Aproveitamos o Dia Mundial sem Carro e criamos um evento único para falarmos de mobilidade”, finalizou o presidente da Acipe, Artur Castro.
Confira a programação:
23 de setembro - Copa Imperial de MTB Local: Praça de Secretário - Estr. do Secretário, 112 Horário: largada 15h Prova maratona MTB 25km (100 atletas)
24 de setembro - Petrópolis Bike Day Local: Cervejaria Bohemia Horário: largada 9h Passeio ciclístico pelo centro histórico Incentivo à mobilidade sustentável e ao ciclismo recreativo.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.