Agentes do Grupamento de Operações Aéreas do CBMERJ que realizaram o resgate de Ricardo Medeiros de Oliveira na Serra dos ÓrgãosDivulgação

Petrópolis - No último sábado (23), o Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro realizou um resgate de tirar o fôlego no Parque Nacional da Serra dos Órgãos, a cerca de 7.500 pés de altitude. A missão era garantir a realização de um transplante de rim de emergência para Ricardo Medeiros de Oliveira, de 48 anos, que estava há nove anos na lista de espera por um órgão compatível.

Ricardo estava na trilha da Pedra do Sino, entre Petrópolis e Teresópolis, quando recebeu a notificação de que havia um rim compatível em Juiz de Fora, Minas Gerais, esperando por ele. A corrida contra o tempo começou, e a equipe do Corpo de Bombeiros foi acionada para o resgate.

A operação foi desafiadora devido às condições climáticas instáveis na região e à localização remota da vítima. No entanto, cerca de dez militares e duas aeronaves foram mobilizados para garantir que Ricardo chegasse com segurança à Santa Casa de Juiz de Fora em menos de duas horas. A cirurgia foi bem-sucedida.
- Foi uma ação desafiadora devido às condições climáticas instáveis na região e à localização da vítima, mas estávamos determinados, como sempre, a fazer o impossível, com toda a dedicação, para superar os obstáculos em prol da vida - afirmou a comandante do Grupamento de Operações Aéreas do CBMERJ, coronel Rachel Lopes.