Imunizante contra a dengue.Foto: Rogério Vidmantas/Prefeitura de Dourados

Petrópolis - O Ministério da Saúde deve enviar 3.888 doses da vacina contra a dengue para Petrópolis. O município está entre os 505 que irão receber doses do imunizante, destinadas a adolescentes de 10 a 14 anos. A expectativa é que a imunização complete duas doses para proteção eficaz contra casos graves e hospitalizações por dengue.
No entanto, a cidade ainda aguarda a liberação das doses e da nota técnica pela Secretaria de Estado de Saúde para iniciar a campanha de vacinação. “Assim que recebermos as doses e a orientação técnica, daremos início à vacinação dos adolescentes. Nosso objetivo é garantir que todos estejam protegidos o mais rápido possível”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.
A vacina contra a dengue, conforme enfatiza o secretário de Saúde, Ricardo Patuléa, é uma importante ferramenta no combate à doença, mas o controle do vetor Aedes aegypti continua sendo essencial. “A chegada das doses da vacina contra a dengue representa um avanço na saúde pública de Petrópolis, mas o empenho coletivo da população é indispensável para manter a cidade segura contra a dengue e outras doenças transmitidas pelo Aedes aegypti”, destaca.
Ricardo Patuléa acrescenta ainda que a população pode contribuir significativamente com a eliminação dos criadouros de mosquitos. “Com apenas 10 minutos por semana, é possível eliminar água parada e prevenir a proliferação do Aedes aegypti. Esse cuidado deve ser mantido durante todo o ano, não apenas nos períodos de maior incidência da doença,” frisa.