Coleta de lixo em PetrópolisFoto: Divulgação/PMP
O prefeito Hingo Hammes destacou a importância dessa medida para proteger a saúde da população e o meio ambiente." A situação que encontramos na cidade, com lixo acumulado por toda parte, é inaceitável. Não estamos falando apenas de um problema de limpeza ou estética urbana; estamos falando de uma crise de saúde pública. O lixo abandonado nas ruas é um convite para a proliferação de doenças, colocando em risco a vida de todos os petropolitanos. Estamos agindo com responsabilidade e rapidez para corrigir esse problema. Nosso objetivo é buscar soluções eficientes e responsáveis para regularizar a limpeza urbana, resgatar o bem-estar social e garantir a qualidade de vida de todos os cidadãos", afirmou.
O impacto da coleta de lixo na saúde pública foi enfatizada também pelo secretário de Saúde, Luís Cruzick, enfatizou que a limpeza urbana é um fator essencial para prevenir doenças e manter o ambiente seguro para a população. O acúmulo de resíduos representa um risco sanitário que pode levar à proliferação de vetores de doenças. Retomar esse serviço de forma eficaz reflete nosso compromisso com a saúde e a dignidade dos petropolitanos."
A reabertura da Estação de Transbordo de Resíduos, segundo a presidente da Comdep, Fernanda Ferreira, marca um passo decisivo na retomada do controle sobre a gestão de resíduos em Petrópolis. "Esse é um serviço essencial, pois o manejo inadequado do lixo não impacta apenas a organização da cidade, mas também traz consequências sérias para a saúde pública e o meio ambiente. Além disso, o impacto ambiental é significativo, com o risco de contaminação do solo e das águas" frisou a presidente da Comdep, acrescentando: "Estamos trabalhando com agilidade e responsabilidade para superar essa crise, respeitando as normas ambientais e sanitárias. Nosso foco é garantir que a cidade volte à normalidade e que os serviços de coleta e limpeza avancem de forma sustentável e eficaz. Essa é uma prioridade, porque envolve não apenas a limpeza urbana, mas a qualidade de vida de todos os petropolitanos."
Comdep intensifica limpeza e manutenção na cidade
Paralelamente, a Comdep recolheu 316 toneladas de entulho em diversas localidades do município, entre o primeiro e o quinto distrito, apenas nos dois primeiros dias de ações. Além disso, equipes realizaram serviços de capina e roçada em várias ruas, melhorando a segurança e organização nas vias públicas.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.