Natal Imperial 2025Foto: Divulgação/PMP

Petrópolis - No primeiro fim de semana de dezembro (05 a 07), com a abertura do Natal Imperial, a taxa média de ocupação hoteleira ficou em 88,20%. No 1º distrito (Centro e arredores), os índices ultrapassaram 97%, reforçando a atratividade da região. A cidade possui a maior oferta de hospedagem da região, com mais de 6.600 leitos.
O desempenho representa um crescimento de 10,82 pontos percentuais em relação ao primeiro fim de semana do Natal Imperial de 2024, quando a taxa média de ocupação foi de 77,38%. “Este é um período que gera emprego, fortalece o turismo, movimenta nossa economia e valoriza nossa cultura. Aos parceiros e patrocinadores que tornam o Natal Imperial possível, nosso agradecimento”, afirmou o prefeito Hingo Hammes.
Além da programação do Natal Imperial, o fim de semana também foi marcado pela realização da prova do PISM, vestibular seriado da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), aplicado também em Petrópolis. O exame atraiu milhares de estudantes, movimentando também os hotéis e comércio local.
“Essa época do ano, assim como nossa alta temporada que é o inverno, também registramos bons números de ocupação hoteleira e visitação. E o Natal Imperial é um atrativo para esse maior movimento. Acreditamos que nos próximos fins de semana, também vamos registrar bons índices”, frisou o secretário de Turismo, Pablo Kling.
O Natal Imperial 2025 segue até o dia 4 de janeiro de 2026, com mais de 100 atrações gratuitas espalhadas pela cidade. Entre os destaques, está o show de Toni Garrido, que acontece no Palácio de Cristal, no dia 19 de dezembro. A programação completa está disponível no site da Prefeitura.
O Natal Imperial é realizado com captação de investimentos por leis de incentivo e conta com realização do Ministério da Cultura, Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro, Águas do Imperador, Elovias, Zeiss, Alldub e Prefeitura de Petrópolis.