Secretári de Ordem Pública Dimílson Antonio da Silva e José Roberto da Silva Mello tenente da 3ª Cia do 29º BPM Ascom PMP

Porciúncula- Esta semana, a implantação do monitoramento de vigilância em tempo real ampliou a segurança pública, com um serviço de inteligência da  Secretaria Municipal de Ordem Pública, em parceria com o 29º BPM, e que permite  aos agentes de segurança do Estado acesso irrestrito às imagens das câmeras espalhadas em pontos estratégicos da sede do município.

O sistema tem 42 câmeras operando 24 horas por dia, posicionadas em bairros, acessos principais e pontos urbanos importantes. Com a transmissão das imagens em tempo real, a Polícia Militar pode agir com mais rapidez e planejamento, prevenindo crimes e garantindo maior tranquilidade aos moradores.

Porciúncula, localizado na região de divisa com os estados de Minas Gerais e Espírito Santo, é o segundo município do Noroeste Fluminense a adotar a tecnologia em macroescala. O primeiro foi Bom Jesus do Itabapoana, que instalou  89 câmeras em áreas movimentadas, vias de acesso e segue expandindo o projeto com uma nova licitação para mais equipamentos sendo aberta em breve. Ambas as prefeituras pretendem a instalação de câmeras também nos distritos.
Cidades regionais de maior porte como Itaperuna e Santo Antônio de Pádua ainda estão em fase de estudos para inclusão do sistema, que segundo um estudo da Universidade de Leicester, na Inglaterra, mostra que as evidências em vídeo aumentaram a identificação e prisão de criminosos, e reduziu a incidência de delitos, além da melhora da sensação de segurança nos moradores.

NinoBellieny com informações de Rosimere Ferreira