O atleta de Jiu-jitsu queimadense, Kauã Diogo (o Cebolinha), conquistou o lugar mais alto do pódio na primeira etapa do Campeonato Kids Internacional 2023.Foto: Oliveira

Queimados- O atleta de Jiu-jitsu queimadense, Kauã Diogo, o Cebolinha, conquistou o lugar mais alto do pódio na primeira etapa do Campeonato Kids Internacional 2023, realizado no último fim de semana, na Vila Militar em Deodoro. Com apenas 14 anos, o jovem acumula números impressionantes no tatame. Faixa verde de Jiu-Jitsu, o lutador detém premiações nacionais e internacionais e carrega na bagagem quatro cinturões e mais de 50 medalhas.

Dono de perfis que somam mais de 115 mil seguidores nas redes sociais, Kauã mostra a sacrificante rotina de quem precisa conciliar treinos pesados e estudos, sendo morador da Baixada Fluminense.
- Comecei a treinar quando tinha 10 anos, junto com meu primo, e dois anos depois passei a competir. Hoje, levanto de madrugada para pegar o trem das 4h40 e treinar no Méier. Volto de tarde, quase às 15h, e vou direto pra escola, aqui em Queimados (Escola Municipal Washignton Manuel) e a noite ainda treino em Austin. Tem sido bem difícil conciliar tudo, mas não desisto-, conta o rapaz.

Agora, o objetivo mais recente de Kauã é arrecadar dinheiro suficiente para participar do World Pro AJP, Campeonato Mundial na categoria 14 anos até 65kg, que será realizado em novembro nos Emirados Árabes.

Oriundo de família humilde, o lutador tem contado com a ajuda dos amigos e parentes para brigar por mais um título, já que somando os custos de inscrição do torneio, passagens, hospedagem e alimentação, são necessários cerca de R$7 mil.

- Meu padrasto tem feito corridas de aplicativo para me ajudar. Ele já trabalha no transporte de reciclagem e, agora, no pouco tempo que tem para descansar, começou esse extra. Agradeço de coração, porque meu sonho é ser campeão na faixa preta e viver como atleta. Um dia quero morar fora do país e ajudar minha família, assim como eles sempre me apoiaram-, se emociona Kauã, que tem como ídolo o bicampeão mundial de jiu-jitsu Tainan Dalpra e também almeja conseguir uma bolsa de estudos para estudar inglês.
Para a realização de seus sonhos o atleta de Queimados conta com auxílio dos seus seguidores.