PJ é destinado a adolescentes com idades entre 14 e 17 anosDivulgação

Quissamã - A juventude de Quissamã tem uma oportunidade nas mãos. Estão abertas as inscrições para a 14ª edição do Parlamento Juvenil (PJ) e podem ser realizadas no site oficial do programa até o dia 25 de junho. O fiscal de parlamento Alessandro dos Santos e Débora Guimarães estiveram no município para reforçar a campanha. O PJ é destinado a adolescentes com idades entre 14 e 17 anos, matriculados no 1º ou 2º ano do Ensino Médio na Rede Pública Estadual de Ensino.
Em Quissamã, a coordenadoria do Programa Jovens em Ação vai apoiar o projeto da Alerj. Participaram da reunião, os secretários de Governo, Paulo David Nogueira; de Educação, Helena Lima; de Assistência Social, Tânia Magalhães; de Comunicação Social, Leonardo Barros; e o Chefe de Gabinete, Luciano Lourenço. O programa é uma iniciativa da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) em parceria com a Secretaria de Educação (Seeduc).
Cada uma das 92 cidades do estado pode ter seu representante juvenil, que será eleito em duas fases, para vivenciar uma experiência imersiva como Deputado Estadual por uma semana. Durante esse período, os participantes terão a oportunidade de formular projetos de lei e participar de votações no Plenário.
A ideia é inspirar a juventude, reconhecendo seu potencial transformador e oferecendo oportunidades de participação ativa na tomada de decisões políticas. Acredita-se que os jovens podem fazer a diferença e o programa busca capacitá-los, promovendo a compreensão da importância da participação cívica e fornecendo as ferramentas necessárias para impulsionar mudanças positivas em suas comunidades e no estado como um todo.
No ano de 2023, que marca o aniversário de 20 anos da instalação do programa, o Parlamento Juvenil traz novidades. Mesmo voltado aos estudantes do nível médio, a partir de agora os alunos do ensino fundamental que estudam em Unidades Estaduais Públicas de ensino, poderão votar no segundo turno das eleições dos representantes de suas escolas. A votação nos dois turnos será totalmente on-line.
“Desta forma, iremos conscientizar nossa juventude sobre a importância do exercício da atividade política e da sua participação como cidadão, valorizando suas ideias e os tornando protagonistas de um futuro melhor para o Estado Rio de Janeiro. Aqui eles terão voz!”, contou o coordenador do Parlamento Juvenil (PJ), Deputado Estadual Danniel Librelon (Rep).
Neste ano, a capacitação presencial dos PJs acontecerá entre os dias 28 de agosto e 6 de setembro. Já a semana parlamentar, que é quando os adolescentes de fato vivenciam a atuação de um deputado no Plenário da Alerj, será realizada entre os dias 26 de novembro e 2 de dezembro.
Nesse período, os alunos conhecem a sede da Assembleia, elegem a Mesa Diretora, votam o Regimento Interno, além de propor projetos de lei. As atividades, que reproduzem o trabalho dos deputados estaduais, também podem resultar na aprovação de uma lei oficial, válida para todo o estado.
É o caso do aplicativo LegislAqui, que foi sugerido em um projeto de lei na 11ª edição do programa, realizada em 2019. A ideia da então estudante Larissa Westfal, ex-integrante do PJ, virou norma. Pelo app, os cidadãos fluminenses podem consultar direitos, propor novas medidas e apoiar outras sugestões de projetos de lei.
Outra iniciativa sugerida no Parlamento Juvenil (13ª Edição) e que virou lei mês passado é a criação da semana de conscientização e combate à gordofobia, que deverá ser lembrada anualmente durante a segunda semana do mês de setembro. A medida tem o objetivo de dar visibilidade ao enfrentamento a esse tipo de preconceito que atinge a muitas pessoas.