Aquisição busca proporcionar aos estudantes uma experiência educacional enriquecedoraDivulgação

Quissamã - Dando continuidade ao projeto pedagógico que busca promover uma educação inovadora e alinhada com as demandas tecnológicas atuais, a Prefeitura de Quissamã, por meio da Secretaria Municipal de Educação, deu início à entrega de mais de 1,2 mil tablets. Esses dispositivos serão destinados aos alunos do 6º ao 9º ano da rede municipal de ensino, proporcionando recursos tecnológicos que auxiliarão no processo de aprendizagem.
Com essa iniciativa, a Prefeitura busca proporcionar aos estudantes uma experiência educacional enriquecedora, explorando recursos digitais e promovendo a integração da tecnologia no ambiente escolar. Os tablets serão ferramentas úteis para acesso a conteúdos educacionais, pesquisas, atividades interativas e desenvolvimento de habilidades digitais, complementando o ensino tradicional e estimulando o aprendizado de forma mais dinâmica e atrativa.
O Ciep 465 e Escola Municipal Professora Maria Ilka de Queirós e Almeida foram as primeiras unidades a receber os aparelhos. A Prefeita Fátima Pacheco e a Secretária de Educação, Helena Lima, realizaram a entrega ao lado dos diretores do Ciep, Guilherme Crespo e Bruno de Oliveira, e do Maria Ilka, Alceir Barreto e Ariana França, além dos vereadores Cássio Reis, Janderson Barreto, Rildo Barcelos, Lopinho e Aílson Barreto. Com a nova ferramenta, os estudantes terão acesso a uma plataforma fechada, voltada somente para aprendizagem.
A Prefeita Fátima Pacheco destaca que Quissamã deu mais um passo para reforçar a implantação do processo tecnológico nas escolas da rede. As ferramentas de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na educação são cada vez mais essenciais devido ao avanço tecnológico e todos os equipamentos digitais compõem a sequência didática trabalhada em sala de aula. Cada aluno será responsável por um tablet, que terá um número para identificação. Os aparelhos poderão ser levados para a casa com película e capa para proteção e internet móvel.
“Essa é uma das série de propostas na área da educação que montamos durante a campanha de 2020 e a última que faltávamos cumprir. O sistema tem uma plataforma em que o aluno consegue fazer consultas e vai aprimorar ainda mais os métodos de ensino. Vai auxiliar também o corpo docente nos conteúdos interativos em sala de aula, já que também entregamos notebooks para os professores. E vamos acompanhar de perto. Não é plataforma aberta para entrar em qualquer conteúdo, tem todo um conteúdo didático e uma forma de utilizar, porque é voltado para a aprendizagem”, pontuou.
Os tablets são da Samsung, modelo Galaxy A7 Lite, com memória interna de 32GB (com a possibilidade de expansão), memória RAM de 3GB, processador MediaTek 8 Core, com 2.1 GHZ, display de 8,7 polegadas, corpo em metal, bordas finas e espessura de 8,0 mm.
A Secretária de Educação, Helena Lima, reforçou o discurso da inserção de métodos tecnológicos na aprendizagem e democratização ao acesso dos alunos. Em breve, 100% das salas de aula terão quadro interativo e TV para auxiliar ainda mais os alunos. “Hoje precisamos investir cada vez na área da tecnologia. Entregamos notebooks aos professores, colocamos wi-fi em todas as escolas, temos todas as salas interativas com TV. O tablet, esse novo recurso, vai possibilitar que nossos jovens busquem conhecimento de forma autodidata. Além disso, é um instrumento que o professor poderá desenvolver cada vez mais as atividades em sala de aula”, destacou.
Notebook para os professores – Inaugurando a fase de adequação tecnológica da rede municipal de ensino, desde 2021, mais de 640 notebooks foram entregues aos docentes. O investimento é superior a R$ 2,3 milhões, com recursos do Pré-Sal. Os equipamentos entregues aos professores têm configuração com 8 GB de memória RAM e 1 TB de capacidade no HD.