Reunião em Cabo Frio promove integração entre municípios para fortalecer a Educação Escolar QuilombolaFoto: Divulgação

Quissamã - A história e a identidade quilombola ganharam destaque em Cabo Frio. Representantes de Quissamã participaram, nesta quarta-feira (5), da Roda de Conversa “Caminhos para a Construção de uma Rede Intermunicipal de Educação Escolar Quilombola”, um encontro que reuniu educadores, gestores e pesquisadores em um debate voltado para a valorização da cultura afro-brasileira e o fortalecimento das políticas públicas voltadas às comunidades tradicionais.
O evento aconteceu no Centro de Gestão Educacional Darcy Ribeiro, com a presença de gestores de seis municípios do Norte Fluminense e da Baixada Litorânea. Além de Quissamã e Cabo Frio, participaram representantes de Araruama, Armação dos Búzios, Campos dos Goytacazes e São Pedro da Aldeia. A iniciativa foi promovida pela Faculdade de Educação da UFRJ em parceria com a Rede de Governança da PNEERQ (Política Nacional de Educação Escolar Quilombola).
Representando Quissamã, estiveram presentes a coordenadora adjunta de Gestão Pedagógica, Jéssica Bernardo, e a coordenadora de Educação Básica e articuladora do PNEERQ, Driele dos Santos. Elas levaram as experiências e práticas desenvolvidas na Escola Municipal Felizarda Maria Conceição de Azevedo, referência na cidade pelo trabalho voltado à valorização da identidade quilombola.
O secretário de Educação, José Henrique Abreu, destacou a importância da troca de experiências entre os municípios. “A Educação Escolar Quilombola é um pilar da nossa rede, pois reconhece e valoriza a história e a cultura dos nossos alunos. Essa troca de vivências é essencial para aprimorar as práticas e garantir um ensino que respeite as origens e promova igualdade”, afirmou.
Para Jéssica Bernardo, o encontro trouxe novas perspectivas para o fortalecimento das ações locais. “O diálogo com outros gestores e com a UFRJ amplia nosso olhar e nos oferece ferramentas para enriquecer o trabalho pedagógico. O conhecimento compartilhado será aplicado para tornar a educação quilombola ainda mais inclusiva e transformadora”, destacou.
A participação de Quissamã reafirma o compromisso do município com uma educação pública que valoriza as raízes, promove respeito à diversidade e fortalece o sentimento de pertencimento entre os alunos quilombolas.