Operação em Rio das Ostras resulta na remoção de ligações clandestinas e prisão de quatro pessoas por furto de energiaFoto: Divulgação
Polícia Civil e Enel removem "gatos" de energia em oito residências de Rio das Ostras
Quatro responsáveis foram presos em flagrante durante a operação no bairro Cidade Beira Mar. Ligações clandestinas foram removidas pela distribuidora
Rio das Ostras - Em uma operação conjunta realizada ontem (18), no bairro Cidade Beira Mar, em Rio das Ostras, a Enel, com o apoio da Polícia Civil, desativou ligações clandestinas de energia elétrica em oito residências. As ligações, conhecidas como "gatos", consistiam em fraudes diretamente conectadas à rede da concessionária. Em quatro dos imóveis, os responsáveis foram presos em flagrante pelos agentes.
As equipes identificaram as irregularidades durante a inspeção, que terminou com o registro de um boletim de ocorrência na 128ª Delegacia de Polícia (128ª DP). Os técnicos da Enel removeram as conexões ilegais, garantindo a segurança da rede elétrica na área.
Furtar energia elétrica é crime previsto no Código Penal, com pena de reclusão de um a quatro anos. Além disso, os envolvidos são obrigados a pagar pelo consumo referente ao período em que ocorreu a fraude. A prática de "gato" também afeta a qualidade do serviço, expondo a população a riscos como curtos-circuitos, sobrecargas e interrupções no fornecimento de energia.
A Enel destaca que o furto de energia impacta diretamente todos os consumidores, aumentando o custo das tarifas. Segundo estimativas da concessionária, a eliminação dessas fraudes poderia reduzir em até 5% as tarifas para todos os clientes da Enel Rio.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.