Edital valoriza agentes culturais locais que transformam comunidades com arte, saberes e tradiçãoFoto: Ilustração

Rio das Ostras - A arte que pulsa nas comunidades de Rio das Ostras acaba de ganhar mais um incentivo. Estão abertas, até o dia 20 de maio, as inscrições para o edital que vai premiar Pontos e Pontões de Cultura do município. Com um total de R$ 277.224,38 disponíveis, a iniciativa vai contemplar 10 projetos com o valor individual de R$ 27.722,43, por meio de recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura.
A proposta reconhece e estimula ações culturais que já atuam há pelo menos dois anos na região, valorizando coletivos e entidades que promovem arte, memória e identidade em suas comunidades. O edital contempla tanto organizações com CNPJ quanto grupos informais, desde que desenvolvam atividades com características de Pontos de Cultura — espaços que mantêm atividades culturais constantes — ou Pontões, que funcionam como redes de apoio e articulação entre os demais pontos.
Além do valor da premiação, que tem caráter de doação e não exige contrapartida nem prestação de contas, o edital garante cotas de participação para grupos compostos majoritariamente por pessoas negras ou pardas (25%), indígenas (10%) e pessoas com deficiência (25%). A medida busca ampliar a representatividade e fortalecer vozes historicamente invisibilizadas no cenário cultural.
A inscrição é feita exclusivamente online, no site [https://editais.fundacaoriodasostrasdecultura.rj.gov.br/](https://editais.fundacaoriodasostrasdecultura.rj.gov.br/), e o edital completo pode ser consultado na edição nº 1819 do Jornal Oficial do município. Essa é uma oportunidade valiosa para quem transforma seu território por meio da arte e merece ser reconhecido por isso.