Piloto foi o mesmo responsável por transportar criminosos para Angra dos Reis, que sequestraram o helicóptero para resgatar um comparsa preso Cleber Mendes/Agência O Dia

Rio – Leandro Monçores de Araújo, de 42 anos, piloto do helicóptero que caiu e deixou cinco pessoas feridas no fim da manhã desta quarta-feira (14) no Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste do Rio, passou por uma situação de apuros no ano passado. Ele pilotava a aeronave que mais tarde seria sequestrada por dois criminosos que tentavam o resgate de um comparsa preso no Presídio Vicente Piragibe, no Complexo Penitenciário de Gericinó, em Bangu.
O caso aconteceu em setembro de 2021, quando a aeronave saiu da Lagoa, na Zona Sul do Rio, e levaria três pessoas. Entretanto, o contratante da operação não viajou, embarcando apenas a dupla que sequestrou o piloto de helicóptero da Polícia Civil, Adonis Lopes, na viagem de volta, antecipada em 24 horas pelos sequestradores.
Leandro deixou os homens no Hotel Fasano de Angra dos Reis e voltou para a base, mas não realizou a viagem de volta porque passou mal, sendo retirado da escala de voos, tendo o policial ficado em seu lugar. Os criminosos pagaram cerca de R$ 14 mil pelos voos de ida e volta.
De acordo com informações apuradas pela reportagem do DIA, o objetivo da dupla era resgatar um preso da facção durante o período de visitas. Nesse intervalo, famílias estariam no pátio com os detentos, facilitando a fuga.
O agente da Polícia Civil disse que após a decolagem do voo, os homens o renderam com pistolas e o obrigaram a seguir para o Complexo Penitenciário de Gericinó. Logo em seguida, a dupla tirou dois fuzis de uma maleta, que seriam usados na invasão ao presídio.
Na época, Leandro afirmou que não sabia como reagiria caso tivesse sido sequestrado no lugar do policial civil, mas que, assim como Adonis, tentaria convencer os criminosos a desistirem do plano, já que seriam frustrados quando se aproximassem do Complexo Penitenciário.
Leandro atua na profissão há 21 anos e, recentemente, completou três anos como funcionário do Helirio.
Queda do helicóptero
O acidente ocorreu na manhã desta quarta-feira (14), quando um helicóptero caiu e deixou cinco pessoas feridas no Recreio dos Bandeirantes, Zona Oeste do Rio. A cauda e uma das portas do helicóptero se desprenderam com o impacto da queda. Na aeronave, estavam o piloto e dois casais, todos os ocupantes ficaram feridos no acidente.
O Corpo de Bombeiros ainda informou que todas as vítimas foram socorridas e encaminhadas ao Hospital Municipal Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca, também Zona Oeste.