Menina de 10 anos é vítima de racismo em rede socialReprodução

Rio – Uma menina de apenas 10 anos foi vítima de racismo em uma rede social. Em um vídeo publicado em novembro de 2022, a menina escreveu "essa pessoa está procurada porque roubou toda beleza do mundo" e recebeu comentários como "macaca", "preta" e "só nasce de novo, macaca".
O caso foi registrado por sua mãe, Célia Leite, nesta quinta-feira (12), na Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância, na região central do Rio. Segundo Célia, foi a própria criança que pediu para prestar queixa do ocorrido. 
Mãe e filha buscaram a delegacia para que os autores do crime sejam identificados e punidos. Daniel Vargas, advogado da família, acredita que a nova lei sancionada pelo Governo Federal, nesta quarta-feira (11), e que equipara o crime de injúria racial ao de racismo, aumentando a pena para o crime de injúria racial, diminuirá o número de casos como esse, além de defender que os envolvidos sejam punidos: "A gente acredita que essas pessoas recebam o peso da lei do crime que cometeram", disse o advogado.

"Todo mundo que passar por esse constrangimento tem que prestar queixa, ir à delegacia, para que o mundo seja um mundo melhor", finalizou Célia.
A Polícia Civil informou que a Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi) instaurou inquérito para apurar o crime de injuria por preconceito e que os agentes realizam investigações para elucidar os fatos.