Marcos Vinicius, analista de RH do Instituto Brasileiro Pró-Educação Trabalho e DesenvolvimentoDivulgação
Passando para as fases de entrevistas e dinâmicas de grupo, é de extrema importância ser pontual e investir no marketing pessoal. Uma boa comunicação, é essencial para ter um bom desempenho nos processos seletivos, e não se esqueça de que "a prática é a mãe da excelência". Pratique e desenvolva esta habilidade. Explicite seus conhecimentos, formação, competências, experiências e demonstre como isso tudo agregará valor à corporação. Se concentre em destacar as principais habilidades que irão auxiliá-lo a conquistar a vaga na qual se candidatou.
No caso de perguntas direcionadas a você, é fundamental que preste bastante atenção no que está sendo perguntado, para que assim, você tenha a oportunidade de dar respostas assertivas e objetivas. Uma dica valiosa para te ajudar nessa etapa é apostar no desenvolvimento do autoconhecimento, pois ninguém irá te conhecer melhor que você mesmo. Em entrevistas coletivas, ter inteligência emocional é essencial para saber lidar com as emoções que podem surgir durante um processo seletivo.
Para saber o que a companhia espera do profissional que irá ocupar a posição a qual você se candidata, é essencial pesquisar sobre a empresa contratante. Procure sobre a sua história e qual é o foco da companhia, quem são os clientes, e visualize as suas redes sociais.
Com base nessas referências, você poderá linkar os objetivos da empresa, com suas experiências anteriores, o que poderá trazer visibilidade ao seu perfil profissional ao longo do processo seletivo.
Se porventura você não for aprovado em algum processo seletivo, fique atento aos feedbacks e aproveite para se aperfeiçoar. Tenha em mente que seu perfil profissional pode ser adequado para outra oportunidade e que todas as experiências nos dão subsídios para o sucesso profissional.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.