Moradores registram chuva forte na Rocinha, na Zona Sul do Rio, na noite de terça-feira (28)Reprodução/ Redes sociais

Rio - O Centro de Operações da Prefeitura do Rio informou que o município entrou em estágio de mobilização às 20h55 desta terça-feira (28), devido ao registro de chuva moderada em Sepetiba (24,0 mm/h) e Santa Cruz (10,4mm/h). Chove forte a muito forte na Grota Funda, Grande Méier (14.6 mm), Irajá (13 mm), Alto da Boa Vista (12 mm), Vidigal (09 mm), Madureira (07 mm), Rocinha (06.8 mm) e Piedade (06.6 mm).
A orientação é para que moradores não saiam de casa e evitem deslocamentos. Motoristas também devem redobrar à atenção.
No momento, núcleos de chuva atuam na Zona Oeste e na Zona Norte do Rio, com previsão de intensificação da chuva em alguns pontos, principalmente da Zona Oeste, devido à instabilidades que se aproximam na Baía de Sepetiba. Há previsão de formação de núcleos de forma rápida já na cidade devido ao calor e instabilidades.
A previsão é de pancadas de chuva moderada a forte nesta noite de terça-feira (28) para as próximas horas. Há bolsões d'água na Avenida das Américas, sentido Santa Cruz, na altura da Estação Recreio Shopping do BRT, e na pista central da Avenida Brasil, sentido centro na altura do Trevo das Margaridas em Irajá. As equipes da Prefeitura foram acionadas.
O estágio de mobilização é o segundo nível em uma escala de cinco e significa que há riscos de ocorrências de alto impacto na cidade. Há possibilidade de nova mudança de estágio devido à chuva e/ou outros fatores.
Recomendações
- Siga sua rotina, mas fique atento;
- Acompanhe a previsão do tempo do Alerta Rio e suas atualizações;
- Mantenha-se informado através dos meios de comunicação e canais oficiais do COR;
- Todos os cidadãos devem se cadastrar no serviço de alertas da Defesa Civil via SMS. Basta enviar o CEP de casa para o nº 40199, por mensagem de texto. É gratuito!
- Baixe o aplicativo do COR.Rio, disponível para Android (http://bit.ly/appcor_android) ou iOS (http://bit.ly/appcor_ios )
- Se necessário, use os telefones de emergência 193 (Corpo de Bombeiros) e 199 (Defesa Civil).