Equipes do 9º BPM reforçam o patrulhamento no Morro do FubáDivulgação/Polícia Militar

Rio - Moradores viveram uma madrugada de terror, nesta segunda-feira (6), por conta de um intenso confronto nos Morros do Fubá e do Campinho, entre os bairros de Cascadura, Quintino e Campinho, na Zona Norte do Rio. A região vive uma rotina de violência há cerca de um ano, por conta de uma disputa entre facções rivais pelo controle total das comunidades. Por conta da troca de tiros, o policiamento foi reforçado na manhã de hoje, segundo a Polícia Militar. 
De acordo com relatos, os disparos começaram a ser ouvidos por volta da 0h15 e teriam ocorrido entre criminosos do Comando Vermelho, chefiados por Edgar Alves de Andrade, o Doca ou Urso, e do Terceiro Comando Puro, a mando de Wallace Brito Trindade, o Lacoste. Nas redes sociais, moradores compartilharam imagens do confronto. Confira abaixo. Apesar do intenso tiroteio, até o momento, não há relatos de mortos ou feridos. 
Ainda segundo relatos, os criminosos do TCP teriam se aliado aos milicianos que dominam parte dos Morros do Fubá e do Campinho para expulsarem os traficantes do Comando Vermelho que também atuam na região. Desde o ano passado, as comunidades vem sofrendo com constantes confrontos, por conta da disputa entre integrantes do CV com a milícia do Tico e Teco.
O grupo paramilitar é chefiado pelos irmãos Leonardo Luccas Pereira, o Leléo ou Tico, e Diogo Luccas Pereira, o Teco ou Playboy, que está preso desde 2020. Os morros eram comandado por eles, mas a traição de um membro da milícia facilitou a invasão dos traficantes, então liderados por Rafael Cardoso do Valle, o Tio Baby, que era gerente do Morro do Dezoito e responsável por comandar a expansão e a retomada da facção nas comunidades do Rio. Em janeiro deste ano, uma operação programada da Polícia Militar resultou na morte do criminoso.