Rio - O Hospital Maternidade Carmela Dutra, no Lins de Vasconcelos, na Zona Norte do Rio, promoveu, nesta quarta-feira (8), em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, um evento especial para as futuras mães que terão seus bebês nas unidades.
Durante a visita da cegonha, etapa do Programa Cegonha Carioca, além de conhecer as instalações da maternidade e ouvir orientações da equipe de saúde sobre o momento do parto, as mulheres puderam fazer a arte gestacional, técnica que consiste em reproduzir a imagem exata do ultrassom do bebê na barriga da grávida.
“Esse é um dia muito especial e estamos aqui com essas mulheres que terão seus filhos em breve. Elas vieram conhecer a unidade pelo Cegonha Carioca e estão fazendo essa pintura na barriga. É muito importante dar esse acolhimento a cada paciente, principalmente no Dia Internacional da Mulher”, comemorou a diretora geral da Maternidade, Silvia Eurides Soares.
Grávida de oito meses, Monique Martins era só sorrisos enquanto as enfermeiras pintavam a ultrassonografia do primeiro filho, Thales. O pai, Marley da Silva, ainda tentou ajudar na arte, mas acabou deixando o trabalho para as profissionais de saúde. A mãe, só se divertia com a situação.
“Vim para cá encaminhada pela minha clínica da família, a Anthidio Dias da Silveira, no Jacarezinho. O sobrinho do meu marido nasceu aqui e foi tudo perfeito. Adorei ter sido encaminhada para cá também.”
Já Cristiane Fonseca fez a arte da sua quarta filha, Clara Valentina. Faltando um mês para a menina nascer, ela foi conhecer a unidade.
“Moro em Santa Cruz e, como sou hipertensa, minha clínica da família me encaminhou para cá, que é uma referência. Aqui vou receber todo o cuidado necessário, já conheci todo mundo, as instalações, gostei muito do tratamento que recebi na maternidade”, explicou.
Referência na Zona Norte do Rio, o Hospital Maternidade Carmela Dutra realizou mais de 3.500 partos em 2022, uma média de 300 nascimentos por mês. O Cegonha Carioca é um programa que visa estimular que as mulheres façam todo o pré-natal, comparecendo ao número de consultas recomendadas. Nos últimos meses da gestação, elas visitam a maternidade de referência para suas residências, para conhecer a unidade e receber o enxoval cegonha, um kit com bolsa e roupinhas para os bebês.
“Conhecendo o local onde vai dar à luz, a mulher tem mais segurança e isso é fundamental para a qualidade de vida dela e do bebê. Assim vamos reverberar a vida dessas mulheres e das famílias”, diz o Superintendente de Maternidades e Hospitais Pediátricos da Secretaria Municipal de Saúde, Márcio Luis Ferreira.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que vem realizando obras e promovendo melhorias nas instalações de várias unidades de saúde, incluindo as maternidades. A Carmela Dutra recebeu melhorias na emergência, na sala de acolhimento e classificação de risco e na sala de visita e vinculação, onde acontecem as visitas da cegonha. Na Maternidade Alexandre Fleming também houve obra na emergência obstétrica e na sala de visita e vinculação. A obra na Maternidade Leila Diniz contemplou a sala de acolhimento e a classificação de risco.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.