O valor da multa por transitar na faixa exclusiva do BRT é de R$ 293,47Divulgação

Rio - A Secretaria de Ordem Pública (Seop) e a Guarda Municipal realizaram, nesta quinta-feira (16), uma ação em diversos pontos das estações do BRT para impedir o tráfego pela calha exclusiva dos ônibus. O objetivo era multar aqueles que descumprem a proibição. Na operação foram aplicadas 151 multas e duas remoções. As ações foram realizadas em pontos dos corredores Transoeste e Transcarioca.
"Mais um dia de operações pra combater o fluxo de veículos particulares que usam a calha do BRT de forma ilegal, colocando em risco a operação desse modal tão importante da cidade para transportar a população. Nós vamos continuar fazendo essas operações com uso de reboques. Nós estamos ampliando os pontos de atuação dos fiscais para que o cidadão consiga entender que esse comportamento é ilegal, é contra a coletividade, e ela vai sofrer as duras penas da lei com a multa, com a perda de pontos na carteira de habilitação e com o reboque do seu veículo", disse o Secretário de Ordem Pública Brenno Carnevale.
Recentemente, outras ações também foram realizadas próximo ao Túnel da Grota Funda para coibir essa prática. Ao todo já foram rebocados 66 veículos, além da aplicação de 247 autuações.
O valor da multa por transitar na faixa exclusiva do BRT é de R$ 293,47.
Segurança dos passageiros que utilizam o ônibus do BRT
A Seop também tem realizado operações com agentes embarcados para proporcionar a segurança dos passageiros, por meio do Programa BRT Seguro, dentro dos ônibus articulados e estações BRT. Desde o início do BRT Seguro, em junho de 2021, foram realizadas 1.840 prisões por roubo, furto, depredação, importunação sexual, desacato e tráfico de drogas. Também foram registradas 6.493 multas por evasão de passagens.