PM reforça patrulhamento na Praça Seca, após intenso confronto nas comunidades da Chacrinha e do JordãoDivulgação/Polícia Militar
Muito tiros na região da chacrinha e praça Seca pic.twitter.com/1teUbzPej4
— Favela Caiu No Face (@Favelacaiunfce) March 17, 2023
#GUERRAINTENSA: MUITOS TIROS FORAM DISPARADOS PELA CHACRINHA NA PRAÇA SECA.
— BAND NET NEWS (OFICIAL) (@bnn_oficial) March 17, 2023
#PRAÇASECA | #CHACRINHA | #BATÔ| #BARÃO | #JORDÃO pic.twitter.com/JEwwYSEs8m
Moradores da Praça Seca também usaram as redes sociais para lamentar a violência na região. "Bala voando na Chacrinha, até quando? O Estado parece não ouvir e muito menos enxergar. Praça Seca pede paz", escreveu uma pessoa. "Essa Praça Seca está um inferno, Deus me livre!", se queixou outra. "Trinta minutos de tiroteio com armas de guerra, a população realmente está entregue a própria sorte", desabafou mais uma. "Minha pequena na escola cheia de dor e eu não posso sair de casa agora, porque a Praça Seca resolveu entrar em guerra mais um dia".OTT 360 INFORMA:
— Onde Tem Tiroteio-RJ (@RJ_OTT) March 17, 2023
17/03 - 10h47
Vídeos dos tiros instantes atrás, na Cândido Benício, altura da Praça Seca. Atenção na região. #OTT360 pic.twitter.com/yywuoglA2v
Segundo a PM, uma equipe que integra as ações de reforço no policiamento na comunidade da Chacrinha foi atacada a tiros por criminosos. Houve confronto e os suspeitos fugiram. "Outras equipes seguiram em reforço e atuam para estabilizar a área", informou a corporação. Logo depois, bandidos rivais iniciaram uma troca de tiros na localidade do Jordão.
Desde o ano passado, comunidades das zonas Oeste e Norte estão vivendo cenários de guerra por conta da disputa entre criminosos rivais. Sob forte influência de milicianos, as favelas têm sido palco de invasões do Comando Vermelho, que pretende expandir pontos de venda de drogas pelo Rio. Recentemente, integrantes do Terceiro Comando Puro (TCP) se juntaram com os paramilitares para expulsar bandidos da outra facção, que conseguiram invadir partes desses locais.
Além da Praça Seca, o Comando Vermelho está disputando o controle dos Morros do Fubá e do Campinho, na Zona Norte, e Muzema, Rio das Pedras, Complexo da Covanca, além da Gardênia Azul e a Cidade de Deus, na Zona Oeste. Nessas favelas, moradores têm sofrido com constantes confrontos entre os grupos rivais e operações policiais. Na quarta-feira (15), uma ação na Cidade de Deus deixou três suspeitos mortos e outros 23 presos, além de ter apreendido oito fuzis, dez simulacros de fuzis, 13 pistolas e mais de 110 quilos de drogas.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.