Madeiras de desmatamento ilegal para serem queimadas são encontradas na Cidade de Deus Reprodução

Rio - Fornos ilegais de carvão vegetal e pilhas de madeira de desmatamento ilícito foram encontrados, na manhã desta segunda-feira (20), no Caminho do Outeiro, nos fundos da Cidade de Deus, Zona Oeste do Rio, em uma operação da Secretaria de Meio Ambiente com o apoio da Polícia Militar.
De acordo com as investigações, as madeiras eram provenientes de desmatamento de mata nativa da região, que eram arrancadas para serem queimadas para a produção do carvão.
Os responsáveis pelo estabelecimento e autores dos crimes ambientais não estavam no local no momento em que as equipes chegaram.
"Nosso papel é proteger o meio ambiente e as pessoas, realizando intervenções para cessar todas as causas de agressão à natureza e a saúde humana, a exemplo da que ocorreu hoje na Cidade de Deus", afirma a secretária do Meio Ambiente e Clima, Tainá de Paula.
Os fornos foram destruídos. Por conta da área ser dominada pelo tráfico de drogas, necessitou de um forte efetivo policial para operações policiais. Não houve confronto e ninguém foi preso.
De acordo com o Coordenador de Defesa Ambiental da prefeitura do Rio, José Maurício Padrone, a retirada de mata nativa e a sua queima para a produção carvão causam grandes impactos ambientais, alem de problemas respiratórios as pessoas que inalam a fumaça, operando os fornos utilizados na produção.