Ao todo, a Seop rebocou nove carros e multou 130 veículos que tentaram invadir a calha do BRTDivulgação

Rio - A Secretaria de Ordem Pública (Seop) aplicou 130 multas e rebocou nove veículos, nesta terça-feira (21), durante operação no BRT Transoeste para coibir a invasão da calha do sistema BRT por outros veículos. A ação foi concentrada na saída do Túnel da Grota Funda, no sentido Sul, no Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste, e as multas foram aplicadas em vários pontos do mesmo corredor.
De acordo com a Secretaria de Ordem Pública, as operações de fiscalização foram intensificadas desde segunda-feira (20) com o auxílio das câmeras das estações para evitar os acidentes que ocorrem com a invasão da pista exclusiva dos ônibus do BRT. Já nos primeiros três meses deste ano, segundo a Mobi-Rio, que administra o BRT, 35 colisões foram provocadas por motoristas que fizeram conversões irregulares, invadiram ou avançaram o sinal da calha exclusiva do sistema.
Somente em março, a Seop e a Guarda Municipal, em ações para coibir a invasão das calhas do BRT, aplicaram 403 multas e rebocaram 82 veículos. O secretário Brenno Carnavale disse que o trabalho de fiscalização não tem prazo para acabar.
"É inadmissível esse tipo de comportamento dos motoristas. Andar na calha do BRT é ilegal, coloca em risco a vida de pessoas e prejudica demais a operação desse modal. As ações de fiscalização vão permanecer e sem prazo para acabar. Nós vamos continuar fazendo o uso de reboques e vamos penalizar também aplicando multas para que esse condutor perca pontos na carteira e aprenda a respeitar as regras de trânsito e ter um senso de coletividade", enfatizou Carnevale.
Os veículos rebocados foram encaminhados ao pátio de Guaratiba, na Estrada da Ilha, número 1758. O valor da multa por transitar na faixa exclusiva do BRT é de R$ 293,47 e o motorista ainda pode receber sete pontos na carteira.