Além de fraldário, parquinho, cozinha e salas, cada unidade tem capacidade de atendimento para até 300 crianças Reprodução / Rede social

Rio - Dois novos Espaços de Desenvolvimento Infantil (EDI) foram inaugurados nesta quinta-feira (23), em Santa Cruz, na Zona Oeste. As duas unidades, que ficam na comunidade de Antares e integram a rede da Secretaria Municipal de Educação do Rio (SME), homenageiam Gal Gosta e Erasmo Carlos, que morreram no final do ano passado.
Cada unidade tem capacidade para atender até 300 crianças e cada uma delas conta com 12 salas, sendo quatro berçários e oito espaços de atividades, além de fraldário, parquinho, cozinha e refeitório. As obras tiveram um investimento de R$ 33,1 milhões e os ambientes pedagógicos foram erguidos com materiais térmicos e acústicos.

O secretário municipal de Educação, Renan Ferreirinha, esteve na inauguração. "É uma honra pra cidade inaugurar novas unidades escolares homenageando esses ícones eternos. Estamos entregando espaços com qualidade de ponta e que vão atender crianças que mais precisam", disse o secretário.
Ícones eternizados em murais

Além de dar nome às unidades, Gal e Erasmo ganharam murais pintados pela artista RafaMon. Para o projeto artístico, foram utilizadas 100 latas de spray.

Considerado um dos maiores nomes da música popular brasileira em todos os tempos, Gal Costa era dona de uma voz marcante e de sucessos como “Baby”, “Chuva de Prata” e “Meu Nome é Gal”. A cantora baiana, com quase 60 anos de carreira, foi uma das principais figuras do movimento tropicalista no final dos anos 1960, ao lado de Gilberto Gil e Caetano Veloso.

Outro gigante da MPB, Erasmo, mais conhecido como Tremendão, foi autor de mais de 600 músicas e de clássicos como “Sentado à Beira do Caminho”, “Minha Fama de Mau” e “Mulher”.
Fábrica de Escolas
O programa Fábrica de Escolas é responsável pela construção e reconstrução de mais de 100 unidades escolares no Rio, como Espaços de Desenvolvimento Infantil e escolas de ensino fundamental I e II.
Em 2022, foram cinco unidades inauguradas pelo programa. O EDI Gal Gosta e o EDI Erasmo Carlos são mais duas unidades do programa, feito pela prefeitura em parceria com a SME.
A previsão é que, até 2024, a cidade ganhe 24 escolas, entre novas unidades ou reconstruídas. Dezenove userão oriundas do programa, enquanto outras cinco, resultado do legado olímpico, já estão em construção.