O projeto de novos terminais do BRT Transoeste foi apresentado à populaçãoBeth Santos/Prefeitura do Rio
Durante o encontro com os moradores da região, Paes explicou que a pista do Transoeste também está em obras para receber os novos ônibus do BRT.
"Em alguns lugares, o BRT já está funcionando como era no começo, com estações recuperadas, ar-condicionado gelando de frio. Aqui na Transoeste, a gente ainda não conseguiu chegar nesse ponto. Tem que lembrar que, quando saí da Prefeitura, em 2016, eu deixei 400 ônibus no BRT e, quando voltei, em 2021, eram cem ônibus. Ninguém engana ninguém. Construir é muito difícil, destruir é muito fácil e reconstruir é mais difícil ainda. Quando fiz o primeiro BRT, o Transoeste, fizemos com a pista de asfalto. Nos outros corredores, já fizemos de concreto. Não dá para colocar todos esses ônibus novos nessa pista da Transoeste, enquanto a pista não for de concreto. Assim como quem anda na Transcarioca, na Transolímpica, quem anda na Transoeste também vai voltar a ter dignidade e segurança", disse o prefeito Eduardo Paes.
O corredor BRT Transoeste é o mais antigo do Rio e está tendo a pista requalificada, com a troca do piso por concreto. As obras dos cinco novos terminais preveem, além da expansão das antigas estações, a criação de passarelas de acesso às novas estruturas e aos terminais alimentadores, que farão a integração entre ônibus e vans com vias importantes, como a Estrada de Sepetiba e a Avenida Cesário de Melo. Além disso, os projetos apresentados pelo prefeito Eduardo Paes nesta quinta-feira incluem melhorias viárias e de drenagem, que aumentarão a capacidade de escoamento de água e de combate a enchentes em dias de grande volume de chuva.
O novo Terminal Pingo D’Água, por exemplo, vai substituir a estação de mesmo nome, com integração entre os ônibus alimentadores e vans oriundos da Estrada da Pedra e da Avenida Dom João VI.
Serão realizadas melhorias nos sistemas viário e de drenagem no entorno do novo terminal. Em virtude do alto tráfego de ciclistas na região de Guaratiba, um estacionamento exclusivo será implementado nas proximidades do terminal, com capacidade para até 600 bicicletas.
Para a implantação do Terminal Curral Falso, a antiga estação, que leva o mesmo nome, será demolida. Serão construídos uma passarela de acesso ao novo terminal e um terminal alimentador que fará a integração entre os ônibus e as vans vindos da Estrada de Sepetiba e da Avenida Cesário de Melo. Também haverá melhorias nos sistemas viário e de drenagem no entorno e a instalação de uma parada para 400 bicicletas.
"O novo terminal Pingo D’ Água vai ter 17 mil metros quadrados, hoje são apenas 2 mil metros quadrados. O acesso se dará por uma nova praça que iremos construir. A maior mudança será no Curral Falso, que passará de 300 metros quadrados para 16 mil metros quadrados, contando com toda a urbanização que será implementada e a construção do terminal alimentador e do bicicletário. Esse terminal será estratégico, principalmente porque receberá passageiros do eixo das estações do BRT da Cesário de Mello", explicou a secretária de Infraestrutura, Jessick Trairi.
Obra dos terminais Mato Alto e Magarça já começaram
No Mato Alto e no Magarça, os canteiros já foram mobilizados e as obras já começaram. As equipes da Secretaria de Infraestrutura deram início às fundações das passarelas. Parte da estação Mato Alto foi desmontada, e os serviços de terraplanagem e de sondagem para as fundações foram iniciados para a construção do futuro terminal.
O Terminal Mato Alto será integrado por dois novos terminais de ônibus e vans. Para isso, será construída uma passarela que irá receber usuários tanto de Sepetiba como de Campo Grande. O projeto ainda prevê a construção de dois viadutos, além de retornos para os veículos comuns. Um bicicletário com capacidade para 250 vagas também será implantado no local.
O projeto das obras do Terminal Magarça prevê a implantação de mais um módulo conectado ao existente. O objetivo é dar conforto, garantindo a melhor distribuição dos usuários no interior do novo terminal e nas duas áreas de acesso. Além da construção de um novo módulo, será erguido um terminal alimentador de ônibus e vans vindos pela Estrada do Magarça e haverá modificações para ampliação do sistema viário da Avenida Dom João VI (Américas). O novo Terminal Magarça terá estacionamento exclusivo para 250 bicicletas.
O projeto do novo Terminal Santa Cruz prevê a expansão da estação existente, criação de pistas exclusivas para o BRT e modificações no sistema viário das ruas Felipe Cardoso, Barão de Laguna e Dom Pedro I. Um bicicletário com 200 vagas também será construído no local.
"Essa obra é de uma importância ímpar para todos os moradores, para toda a região. Já estamos fazendo a obra na calha da pista, para receber os novos ônibus, e essas estações transformadas em terminais vão trazer dignidade e qualidade de vida para os moradores. Vão dar fluidez à movimentação do BRT e dignidade para tanta gente que usa o sistema. A gente aqui na Zona Oeste só tem a agradecer e espera ansioso pela entrega dessas obras", disse o subprefeito Diogo Borba.
Recuperação da calha avança
A Secretaria de Infraestrutura deu início à revitalização do sistema do BRT Transoeste com a obra de substituição do pavimento e recuperação da base do corredor, em julho de 2022. Desde então, o serviço vem sendo executado pela secretaria ao longo de 31 quilômetros, em dois trechos: do Terminal Alvorada, na Barra da Tijuca, até o túnel Vice-Presidente José Alencar, na Grota Funda, e do túnel em direção ao futuro Terminal Pingo D’Água, em Guaratiba.
No momento, estão sendo realizados serviços de pavimento rígido entre as estações Magarça e Pingo D’Água, e Ilha de Guaratiba e CTEx, que também recebe a instalação de segregadores de sinalização. Outro trecho que está ganhando pavimento rígido é o Riomar-Interlagos, na altura do Campo Olímpico de Golfe, no Recreio dos Bandeirantes. O retorno da Benvindo de Novaes, na Avenida das Américas, passa por melhorias que vão desafogar o trânsito em uma das vias mais movimentadas da Zona Oeste.
Os investimentos ultrapassam R$ 221 milhões, e a previsão é que os serviços das novas pistas sejam concluídos até o fim de 2023.
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