Enel também realizou troca de 25 geladeiras e 710 lâmpadas antigas por modelo LED durante a iniciativaDivulgação / Enel

Rio - A operação Energia Legal, realizada pela Enel Distribuição Rio, com o apoio da Polícia Civil, identificou, na semana passada, cerca de 288 irregularidades na medição de energia de estabelecimentos comerciais e residências, em Itaboraí, Região Metropolitana do Rio. Uma pessoa foi presa em flagrante, e 23 ocorrências foram registradas na delegacia relacionadas ao consumo de energia, como ligações diretas na rede sem passar pelo aparelho de medição e fraude no medidor de energia.
Durante a operação, a distribuidora ofereceu atendimento móvel a 146 clientes do município, que puderam solicitar segunda via de conta e troca de titularidade. Além disso, foram realizadas 132 renegociações de dívidas. A companhia também realizou a troca de 25 geladeiras de moradores da cidade por modelos mais eficientes.
Com a intenção de combater irregularidades e furtos, a operação já identificou desvio de energia em aproximadamente 18 mil clientes, sendo 92% dos casos em residências e 8% em comércios desde o fim de 2019.
De acordo com estimativas da empresa, se não houvesse furto de energia, as tarifas de todos os clientes poderiam ser reduzidas em cerca de 5%.