Ação da PF mira a extração ilegal de minério na Região SerranaDivulgação / Polícia Federal

Rio – Um homem foi preso durante uma operação da Polícia Federal contra a extração ilegal de minério em pedreiras localizadas nas cidades de Bom Jardim e Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio. A corporação investiga também crimes de trabalho análogo à escravidão e uso irregular de explosivos.
Na “Operação Stone”, como foi nomeada, policiais federais cumprem seis mandados de busca e apreensão nos distritos de Amparo, em Nova Friburgo, e São José do Ribeirão, em Bom Jardim.
Informações passadas para a Polícia Federal apontam que trabalhadores são mantidos em condições insalubres em uma das pedreiras alvo da ação. Segundo a polícia, os "cabouqueiros", como são chamados, não possuem direitos trabalhistas, além de não possuírem equipamentos de segurança para proteção individual.
A PF destaca ainda que os investigados responderão por crimes ambientais, extração de recursos minerais sem autorização, crimes contra a ordem econômica, usurpação de bens pertencentes à União, além de redução a condição análoga à escravidão e posse de artefato explosivo. No decorrer das investigações, segundo a polícia, outros crimes podem surgir.
O preso foi encaminhado encaminhado à Delegacia de Polícia Federal em Macaé, no Norte Fluminense, para prestar esclarecimentos. A PF informou que dará continuidade à investigação com o objetivo de identificar todos os envolvidos.