Reunião foi realizada no Centro de Operações do Rio (COR)Divulgação/Prefeitura do Rio

Rio - Depois de três anos sob o temor da pandemia da Covid-19, a tradicional festa popular em homenagem a São Jorge voltará a ser plenamente celebrada em Quintino, no próximo dia 23 de abril. Uma primeira reunião sobre a organização foi realizada pela Prefeitura do Rio, nesta quarta-feira (05), no Centro de Operações Rio (COR). Sob a coordenação da Subprefeitura da Zona Norte, o planejamento operacional ganhou contornos de grande evento.
Em 2020 e 2021, não houve os festejos de rua. As missas foram celebradas para um restrito público. No ano passado, já com a liberação das autoridades, muitas pessoas ainda ficaram temerosas de comparecer. Agora, com os números da covid-19 controlados, uma grande estrutura será montada no entorno da Rua Clarimundo de Melo para receber os cerca de 1 milhão de fiéis, que são aguardados pelos responsáveis pela paróquia.
Onze foodtrucks estarão à disposição para o público se alimentar. Oito banheiros químicos serão colocados na parte externa da igreja, além de mais de seis na área interna da paróquia.
Um bolsão de táxi será montado na altura do número 780 da Rua Clarimundo de Melo e um outro só para carros de aplicativo em frente ao 680 – exatamente nos pontos onde a via estará interrompida ao tráfego.
Outros bloqueios e desvios no trânsito da região ainda serão divulgados pela Cet-Rio
Refletores também vão ser instalados em frente à igreja (da Rua Saçu até a Rua Garcia Pires e da esquina da Rua Mitão até a Rua Lemos de Brito).
A festa também vai aumentar de tamanho em razão do feriado deste ano cair em um domingo. Ou seja, os festejos já se iniciarão no dia anterior, 22 de abril. No dia dedicado ao santo, além das missas de alvorada e de encerramento, estão programadas outras 10 celebrações. A tradicional procissão de São Jorge está marcada para as 16h do domingo, 23 de abril.